Quinta, 21 de Novembro de 2024

Semana do Meio Ambiente

Controle das queimadas é um dos temas da Semana do Meio Ambiente no Tocantins

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data instituída pela Organização das Nações.

Divulgação
post
Exatamente no dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, será lançada a Força Tarefa de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Tocantins

04 junho, 2019 às 17:18

A sensibilização das comunidades para a importância da preservação das unidades de conservação e do controle das queimadas é uma das atividades primordiais da Semana do Meio Ambiente no Tocantins que está começando nesta segunda-feira, 3 de junho, e prossegue até sexta-feira, 7. A programação, com ações em diversas localidades, lembra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2019 o tema em destaque é a Poluição do Ar.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está à frente das atividades estaduais para lembrar a data. “A Semana do Meio Ambiente do Tocantins será celebrada com ações de sensibilização e atividades conjuntas entre órgãos parceiros do Estado e municípios. Essa iniciativa tem a perspectiva de obter avanços no desempenho de medidas que incentivam o compromisso proposto pelo Governo do Estado, para alinhar qualidade de vida, preservação do meio ambiente, desenvolvimento agropecuário, turístico e econômico, de forma sustentável",  afirma Marcelo Falcão, presidente do Naturatins.

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE) ministram um curso de biojóias em parceria com a Naturatins e o Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins)  na Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado. Na sede do Parque Estadual do Jalapão haverá curso sobre Sistemas Agroflorestais do Governo do Estado, uma parceria do Ruraltins, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Naturatins.

De segunda-feira, 3, a quarta-feira, 5, nas APAs do Lago de Palmas e da Serra do Lajeado haverá treinamento prático da Brigada Florestal Comunitária de ações preventivas com técnicas de manejo integrado do fogo. Exatamente no dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, será lançada a Força Tarefa de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Tocantins.

Veja a programação completa da Semana do Meio Ambiente:

3 a 7 – Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado - Curso de Biojóias da Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE) – Parceria com o Ruraltins e o Naturatins.

3 a 5 – APAs do Lago de Palmas e da Serra do Lajeado - Treinamento prático da Brigada Florestal Comunitária de ações preventivas com técnicas de manejo integrado do fogo.

4 - Palácio Araguaia - Assinatura do Decreto Emergencial de Queimadas (Semarh, Naturatins, Comando Geral do Corpo de Bombeiros e Casa Civil); e do Termo de Cooperação Interinstitucional para a Erradicação dos Lixões no Tocantins (TCE, MP, Semarh, ATM, UVET e Naturatins). 

4 a 7 – Sede do Parque Estadual do Jalapão - Curso de Sistemas Agroflorestais - Parceria entre Ruraltins, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Naturatins.

5 - Palácio Araguaia (área externa) -  Lançamento da Força Tarefa de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Tocantins. 

5 - Sede do Naturatins - Abertura da “Geladeiroteca”, projeto Geladeira Solidária da UFT, instalada no espaço de convivência do Naturatins, para doação e trocas de livros.

5 - Escola Estadual Adeuvaldo de Oliveira Moraes, em Filadélfia. Palestra sobre Manejo do Fogo, apresentação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf) e importância das Unidades de Conservação (UC).

5 – Visita a Escola Estadual José Alves de Assis, em Caseara. Palestras e oficinas sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC), com o tema  Poluição do Ar.

5 - Visita à subestação  da Usina Hidrelétrica (UHE), Luis Eduardo Magalhães. Palestra sobre incêndios e prejuízos nas unidades de conservação.

6 - Visita o Projeto de Assentamento Manchete, em Marianópolis.  Palestras e oficinas sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC), com o tema A Poluição do Ar e Manejo Integrado do Fogo.

7 - Visita ao Colégio Estadual Trajano de Almeida, em Caseara.  Palestras e oficinas sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC), com o tema A Poluição do Ar e Manejo Integrado do Fogo.