Terça, 03 de Dezembro de 2024

Cooperativa tocantinense é destaque no Prêmio Periferia Viva 2024 com projeto de revitalização cultural e ambiental

Premiado na categoria "Iniciativas Populares", o projeto Hawyky

Foto: Divulgação
post
por Ana Carolina Monteiro/Governo do Tocantins

05 novembro, 2024 às 18:45

A Cooperativa dos Empreendedores Sociais da Região Norte (Coopesren) foi contemplada com o Prêmio Periferia Viva 2024, na categoria "Iniciativas Populares". O projeto premiado, intitulado "Hawyky: Plantando Açaí e Revitalizando Culturas", desenvolve atividades de restauração ambiental e fortalecimento cultural no Território Indígena Karajá Ixybiòwa, na Aldeia Xambioá, no município de Santa Fé do Araguaia (TO). A solenidade de premiação ocorrerá no dia 28 de novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília.

Promovida pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, a ação visa reconhecer projetos que enfrentam a desigualdade socioespacial e promovem a transformação de territórios periféricos. Além das Iniciativas Populares, a premiação contemplou iniciativas de Assessoria Técnica e de Entes Públicos Governamentais.

O projeto Hawyky, iniciado em dezembro de 2023, concentra-se na recuperação de açaizais e na realização de oficinas de etnomapeamento, agroecologia, artesanato, além do resgate de sementes crioulas. “Nos sentimos honrados em ter nosso trabalho reconhecido pelo Ministério das Cidades em uma premiação tão importante e tão simbólica. Em um edital nacional, com uma concorrência tão significativa, é emocionante viver o resultado do nosso trabalho”, celebrou Amanda Teixeira, coordenadora do projeto.

"A nossa expectativa é continuar apresentando nosso trabalho para o país e para o estado," disse ainda. Amanda frisou que, após um período de dificuldades no setor cultural, a cooperativa agora experimenta uma retomada significativa em seus resultados. Segundo ela, esse apoio é refletido nas conquistas e nos financiamentos de novas iniciativas, o que impulsiona a valorização cultural, a biodiversidade e a economia criativa da região Norte. A integrante da cooperativa também destacou o papel da Secretaria de Cultura estadual, que tem promovido editais como os da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc, iniciativas que, em suas palavras, "fortalecem os agentes culturais e as entidades" no Tocantins.

 

Conheça a premiada

Fundada em janeiro de 2020, a Cooperativa de Trabalho dos Empreendedores Sociais da Região Norte reúne a experiência de um grupo diversificado de pessoas com histórico nos movimentos sociais, estudantis e de mulheres. Com sede em Colinas (TO) e atuação no Tocantins e Pará, a cooperativa é composta por negros, indígenas, agricultores, educadores, pescadores, artesãos e gestores, com a missão de promover os direitos humanos e a justiça social.

A cooperativa atua na formação e assessoramento de profissionais em áreas como educação, cultura, esporte, meio ambiente, agricultura e apoio a ribeirinhos e povos tradicionais, com foco no desenvolvimento sustentável urbano e rural. Além disso, comercializa produtos da agricultura familiar e artesanato, incentivando práticas orgânicas e agroecológicas na região amazônica.