Dez praias oficiais vão esticar as atividades no primeiro final de semana de agosto, recebendo também a continuidade da Operação Praias Mais Seguras, que o Governo do Tocantins está realizando por meio do Corpo de Bombeiros Militar. Durante julho, os quatro finais de semanas foram tranquilos, no geral, com baixo índice de ocorrências. Em algumas áreas balneares, praticamente não houve acionamento das equipes de salva-vidas militares que atuavam nos locais.
As Praias a manterem as atividades são: Fila Beach - Filadélfia; Praia da Gaivota - Araguacema; Praia Porto Real, Porto Nacional; Praia da Ponta; Araguatins; Praia do Rio Sono - Pedro Afonso; Praia de Luzimangues - Porto Nacional; Praia do Cajú, Praia das Arnos, Praia do Prata e Praia da Graciosa - essas quatro últimas em Palmas.
Além de ter atuado nelas nos finais de semanas anteriores, o Corpo de Bombeiros Militar enviou equipes também para outras, a exemplo da Praia da Raposa, Tupiratins; Praia do Croá - Aliança do Tocantins; Praia da Tartaruga - Peixe; Praia de Garimpinho - Araguaína e Aragua Beach - Araguanã.
“Nesses quatro finais de semana de trabalho do Corpo de Bombeiros, nas Praias do Tocantins, o que a gente tem pra enfatizar é a importância do trabalho de prevenção, a importância do trabalho feito in loco e em diversos canais de comunicação, para que pudesse surtir efeito como tem surtido. A gente valida como salutar e vamos continuar trabalhando para continuar colhendo bons frutos”, afirmou o tenente-coronel Alex Matos Fernandes, comandante Operacional do CBMTO.
No último final de semana, juntando todas as praias, apenas sete ocorrências foram registradas. Porém, visando resguardar a segurança dos banhistas, alertando a todos que estavam na iminência de situação de risco, as equipes realizaram 4.298 orientações. No total, 82 bombeiros militares atuaram, com apoio de 34 guarda-vidas civis.
A Praia da Gaivota teve o maior índice de ocorrências, com cinco registros. Prata e Fila Beach com um registro cada. Já a quantidade de banhistas em maior número estimada pelo Corpo de Bombeiros Militar em horário de pico foi em Araguanã, Luzimangues e Gaivota.