Sexta, 19 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

Corpos de Bombeiros dos estados da Amazônia Legal firmam acordo até 2023 para proteção do bioma

Prazo do acordo pode ser prorrogado por mais quatro anos

Márcio Di Pietro/Governo do Tocantins
post


04 setembro, 2019 às 14:15

Em razão das intensas queimadas promovidas na região Norte, nos últimos dias, os Corpos de Bombeiros Militar dos estados integrantes da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão) celebraram acordo de cooperação, com prazo até 2023, para a proteção do bioma. O prazo do acordo pode ser prorrogado por mais quatro anos. 

A iniciativa tem o objetivo de integrar as atividades operacionais das corporações, em que, por exemplo, diante de queimadas que atinjam alguns estados, os outros se mobilizem para combater os focos de incêndio. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, coronel Reginaldo Leandro da Silva, a situação de cada estado é diferente, dependendo da época, então o trabalho coletivo é importante. "Existem estados que não estão em época de queimadas, como o Amapá. Já o Amazonas, Tocantins e Mato Grosso estão. Assim, cada estado pode auxiliar o outro que está em uma situação mais crítica", pontuou Silva. 

Ainda segundo o coronel Reginaldo, este trabalho pode facilitar o acesso a mais recursos voltados ao combate a incêndios florestais. "Podemos buscar junto ao Ministério do Meio Ambiente e organismos internacionais por recursos exclusivos para serem aplicados na implementação de políticas públicas de monitoramento no trabalho de prevenção e educação ambiental e também em equipamentos como aeronaves e de combate a incêndios florestais", ressaltou.