Sexta, 26 de Abril de 2024

QUEIMADAS

Dia D de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais chega a Goiatins

Projeto ainda percorrerá Paranã, Arraias, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono

Fernando Alves/Governo do Tocantins
post
Trabalho do Comitê do Fogo é voltado para fiscalização e realização de ações de educação e prevenção e combate ao fogo.

04 julho, 2019 às 16:16

O município de Goiatins, localizado na microrregião do Jalapão, recebe nesta quarta-feira, 04 de julho, a visita do Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) que irá fiscalizar e realizar ações de educação e prevenção e combate ao fogo. No período de  1° de janeiro a 30 de junho de 2019, Goiatins ficou em terceiro lugar no ranking estadual de focos de calor, atrás apenas dos municípios de Lagoa da Confusão e Mateiros. 

O trabalho é uma continuidade do Dia D de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais no Estado do Tocantins que já passou pelas cidades de Palmas, Pium, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda e Mateiros e tem como próximos destinos Paranã, Arraias, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono, todas cidades que apresentaram os maiores índices de queimadas no último ano. 

Para o trabalho do Comitê do Fogo, é utilizado o aplicativo Odk Collect, desenvolvido pelo Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em que é possível cadastrar as propriedades visitadas, coletando informações sobre focos de incêndio no ano corrente ou anterior e ainda a existência de acero, como é chamada a derrubada de matas e coivaras, em volta das propriedades, para impedir a propagação de incêndios.

Nos últimos anos, o Tocantins tem se destacado negativamente como grande concentração de focos de queimadas. Em 2017, por exemplo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o estado ficou em quarto lugar no ranking de queimadas no Brasil e teve duas cidades (Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, entre os dez munIcípios com maior número de focos. 

A necessidade de integrar o trabalho de instituições envolvidas com essa questão para que os números de queimadas fossem reduzidos é que motivaram a criação do projeto. Como fruto dessa união, o Tocantins apresentou redução de 67% das queimadas com as ações de prevenção e fiscalização simultâneas, e ficou em sétimo lugar no ranking de queimadas no país em 2018.