Sábado, 20 de Abril de 2024

Festejos do Senhor do Bonfim de Natividade acontecem até sábado, 17

Tradição de mais de dois séculos conta com a participação do governador do Tocantins, Mauro Carlesse

Esequias Araújo/Governo do Tocantins
post


15 agosto, 2019 às 16:03

Realizado há mais de dois séculos, os festejos do Senhor do Bonfim, em Natividade, têm movimentado a cidade e atraído milhares de fiéis de outros municípios do Tocantins e também de outros estados. O evento, que tem programação até o próximo sábado, 17 de agosto, conta com missas, novena, festas, caminhada penitencial, batizados e homenagens ao Senhor do Bonfim.

A tradição local aponta que um vaqueiro teria encontrado uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e a levado para Natividade. Inexplicavelmente, a imagem surgiu novamente em Bonfim e daí nasceu a tradição dos devotos começarem a seguir a pé até o povoado. A partir desses festejos, é que foi construída a primeira igreja no povoado do Senhor do Bonfim, em 1750. 

Pelo sétimo ano consecutivo, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e a primeira-dama, Fernanda Carlesse, participam do evento. Na noite desta quarta-feira, 14 de julho, percorreram a pé o trecho de cerca de 24 km entre Natividade e o Santuário. Já nesta quinta-feira, 15 de julho, eles se juntaram aos romeiros, percorreram todo o Santuário do Senhor do Bonfim e se recolheram para um momento de oração. 

Segurança 

Os romeiros podem contar com suporte para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação oferecidos pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, além da atuação integral da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, equipes especializadas do BPChoque (Giro, GOC e Rotam), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para o trabalho de segurança no local.