Quinta, 28 de Março de 2024

NATUREZA

Governo do Tocantins anuncia projeto de educação ambiental para crianças e adolescentes nas escolas

Carlesse defendeu que a educação das novas gerações é essencial para a preservação da natureza brasileira

Agência Pará
post


03 setembro, 2019 às 15:10

Durante reunião oficial nesta segunda-feira, 02 de setembro, em Belém, para discussões sobre o combate aos incêndios na região norte, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, apresentou às autoridades presentes o programa Pioneiros Pátria Amada. Segundo Carlesse, o programa deve atender cerca de 25 mil crianças dos 139 municípios do estado e funcionará como complemento da atividade escolar, com atividades voltadas para a educação ambiental e o ensinamento de práticas sustentáveis de manejo. 

O projeto foi apresentado após o governador do Tocantins defender que a principal alternativa para a preservação dos biomas brasileiros, inclusive o Cerrado, é a educação ambiental de jovens e crianças, já que, segundo ele, a falta de conhecimento é o principal fator que levar os cidadãos a destruírem a natureza. 

Para Carlesse, iniciativas como o programa Pioneiros Pátria Amada são importantes para criar uma consciência coletiva com foco na proteção da fauna e flora. "Ou fazemos isso ou seguiremos gastando milhões no combate às queimadas e não vamos atingir um resultado positivo", pontuou. O governador também propôs que parte do Fundo da Amazônia seja utilizado diretamente para financiar o programa e entregou cópia do projeto aos governadores e ministros presentes para possibilidades de expansão em outros estados.