Terça, 28 de Outubro de 2025

Governo do Tocantins e IFTO articulam parcerias para fortalecer pesquisas na área ambiental

Instituições discutiram cooperação técnica, captação de recursos e desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade e `à inovação.

Whashington Luiz/Governo do Tocantins
post
Nandyala Waritirre/Governo do Tocantins

27 outubro, 2025 às 21:47

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se reuniu com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para tratar de possíveis parcerias voltadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa ambiental, com foco no fortalecimento das políticas públicas do setor.

Participaram do encontro o secretário da Semarh, Divaldo Rezende, a diretora do IFTO – Campus Palmas, Noemi Sales, além de técnicos das duas instituições.

Durante a reunião, foram discutidas formas de cooperação entre a Semarh e o IFTO com o objetivo de atender demandas relacionadas ao avanço de pesquisas e inovações tecnológicas, especialmente na área ambiental, em temas como resíduos sólidos e recursos hídricos.

O IFTO apresentou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, que oferece o curso de mestrado em Engenharia Civil e Meio Ambiente. O programa desenvolve pesquisas aplicadas com foco na geração de produtos técnicos e na criação de soluções sustentáveis.

Para o secretário do Meio Ambiente, Divaldo Rezende, a parceria é fundamental para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. Ele destacou que o Programa Jurisdicional de REDD+ (JREDD+) conta com o Subprograma de Fortalecimento Institucional, que prevê editais para apoio financeiro a pesquisas e concessão de bolsas de extensão em instituições de ensino e pesquisa do Tocantins.

A diretora do Campus Palmas, Noemi Sales, avaliou o encontro como uma oportunidade para “estreitar laços e discutir possibilidades reais de cooperação no desenvolvimento de pesquisas com potencial de contribuir de forma concreta para o meio ambiente e a sustentabilidade do Tocantins”.

O diálogo voltado ao fortalecimento das ações ambientais está em fase inicial, mas abre caminho para novas articulações e parcerias entre o IFTO e a Semarh.