Quarta, 22 de Outubro de 2025

Governo do Tocantins participa do 1º Seminário Municipal do Creas e reforça parceria com municípios na proteção social

Setas participa do 1º Seminário do Creas em Palmas e reforça parceria entre Estado e municípios para fortalecer a proteção social

Henrique Lopes / Ascom Setas
post
ascomsetasto

22 outubro, 2025 às 16:03

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) marcou presença no 1º Seminário Municipal do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizado nesta terça-feira, 21, no auditório da OAB Tocantins, em Palmas. Promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, o evento reuniu representantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), conselheiros tutelares, profissionais da rede socioassistencial, estudantes e gestores públicos.

O encontro contou com a presença do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, da primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, e da secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Souto, que representou o Governo do Tocantins. Também participaram representantes do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, dos Conselhos Tutelares, das Câmaras de Vereadores, além de órgãos municipais e estaduais ligados à rede socioassistencial.

Na abertura, o secretário municipal de Assistência Social de Campo do Brito (SE) e especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Valdiosmar Vieira Santos, ministrou a palestra “A importância do Creas na Rede de Proteção Social: conhecendo esse espaço do Suas, que é referência na reestruturação de direitos”.

A manhã foi marcada por reflexões sobre o papel do Creas na promoção de direitos e no fortalecimento da rede de proteção social. Já o período da tarde contou com exposições técnicas, mesas-redondas e painéis temáticos, ampliando o diálogo sobre desafios e boas práticas na execução dos serviços socioassistenciais.

A primeira-dama e secretária municipal Polyanna Siqueira Campos destacou a relevância do seminário para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à assistência social em Palmas. “Eventos como esse nos permitem aprimorar o atendimento e fortalecer nossas políticas públicas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. O Creas é uma peça essencial nessa rede, e essa troca de experiências é fundamental para continuarmos evoluindo”, afirmou.

Já a secretária estadual Ana Carina Souto ressaltou a importância do diálogo entre Estado e municípios para garantir um atendimento cada vez mais humanizado e efetivo. “O trabalho conjunto é o que faz a diferença na vida das pessoas. Quando o Estado e os municípios caminham lado a lado, conseguimos construir uma rede de proteção mais forte, que acolhe, orienta e oferece novas oportunidades a quem mais precisa”, destacou.

Durante a participação, a secretária Ana Carina reforçou o compromisso da gestão do governador Laurez Moreira com o fortalecimento das políticas públicas de assistência social e com a integração entre Estado e municípios, garantindo mais cuidado, dignidade e oportunidades para os tocantinenses.