O Governo do Tocantins encerrou sua participação na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas( COP 30) , realizada em Belém (PA), entre os dias 11 e 21 de novembro, destacando seu compromisso com a agenda climática e com a transição para uma economia de baixo carbono.
Durante o evento, o Estado despertou ainda o interesse de potenciais compradores de créditos de carbono oriundos do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (JREDD+), que está em fase de implementação.
Temas como desmatamento, financiamento climático, restauração e governança foram debatidos pelo Tocantins nos 18 painéis dos quais o Estado participou e que também promoveu. A comitiva participou ainda de 12 agendas estratégicas paralelas, fortalecendo parcerias internacionais e ampliando oportunidades de cooperação.
Além do JREDD+, o Governo do Tocantins apresentou na COP 30 seu portfólio de ações voltadas ao desenvolvimento de baixas emissões, incluindo o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), liderado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, além de iniciativas como a análise dos Cadastros Ambientais Rurais, investimentos em tecnologia de monitoramento ambiental e ações de recuperação de nascentes.
A comitiva oficial foi composta pelo governador Laurez Moreira; pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende; pela primeira-dama, desembargadora Ângela Prudente; pela superintendente de Gestão em Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos; pela diretora de Inteligência, Clima e Floresta, Cristine Peres; e pelas assessoras de Apoio à Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Isabel Acker e Ravenna Vieira, além de secretários de Estado, presidentes de autarquias e técnicos de áreas estratégicas.
Para o secretário Divaldo Rezende, que soma a experiência de participação em 20 COPs, a presença do Tocantins foi extremamente positiva, consolidando o Estado como referência pelos resultados de seus programas — não apenas o JREDD+, mas também outras iniciativas desenvolvidas pelo governo.
“ A COP se transformou numa grande feira de tecnologia e dos governos dos diferentes países que compõem as Nações Unidas. Então, a gente teve um trabalho muito intenso de apresentar os avanços Tocantins, de conversar com potenciais parceiros, de ver oportunidades em termos de financiamento para o Tocantins”, destacou o secretário.
Um outro aspecto importante, segundo Divaldo Rezende, é que esta foi a primeira COP que teve um espaço específico para o agro em termos de tecnologia e isto é extremamente importante para um estado que é, principalmente, focado no agro em termos de desenvolvimento econômico.
Rezende destaca ainda a importância da presença do governador Laurez Moreira, que participou de agendas conjuntas com os outros oito governadores integrantes do Consórcio da Amazônia Legal. “ Durante este período tivemos reuniões estratégicas com o governo do Japão, ONGs internacionais e encontro com empresários interessados em investir no Estado”, citou.
Divaldo Rezende também destacou o papel do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal que foi uma ferramenta estratégica para que o Tocantins brilhasse e pudesse compartilhar diversos benefícios com os demais estados.
Para Divaldo Rezende, a COP no Brasil foi importante - apesar de todos os problemas inerentes à realização da COP na Amazônia - por causa dos avanços na área social, ampla participação das comunidades indígenas, presença atuante da sociedade civil e grande envolvimento da população.
A superintendente Marli Santos reafirmou o sucesso da participação do Tocantins na COP 30, principalmente, por ter despertado a atenção de potenciais compradores de crédito de carbono de diversos empresas nacionais e internacionais.` `Após recebermos a visita aqui no Tocantins dos validadores do nosso programa JREDD+, estamos caminhando para a reta final que é a transação destes créditos de carbono`´ avaliou.


