Com o objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Porto Nacional abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 20, a campanha “Janeiro Branco”. A solenidade de abertura foi realizada pela da Secretaria Municipal de Saúde e marcou o novo ciclo das atividades na sede do CAPS II, e contou com a participação de usuários, familiares, autoridades, servidores e comunidade.
O Janeiro Branco discute a importância de uma ampla discussão sobre os adoecimentos psicológicos e psiquiátricos da população portuense, reiterando a importância do apoio da família, estimulando o cuidado integral de forma sistemática e promovendo qualidade de vida.
De acordo com a diretora da Atenção Especializada, Suimárcia Costa, o município todo o trabalho dentro da rede, auxiliando os profissionais no CAPS II, nas Unidades Básicas de Saúde, e na conscientização e estruturação de uma rede especial de apoio conjunta com a família.
“Essas ações acontecem o ano todo, e hoje estamos realizando de forma oficial a abertura do Janeiro Branco, momento que chamamos atenção aos cuidados com a saúde mental e ampliamos nossas ações com os nossos usuários e familiares”, frisou.
Rede de apoio e assistência especializada
A coordenadora do Caps, Simara Bispo dos Reis, pontuou sobre o início das atividades do ano de 2025, e a importância da integração entre rede de assistência, usuários e família. “Além do Janeiro Branco, estamos iniciando nossas atividades por meio da uma assembleia e dando as boas-vindas aos nossos usuários. Esse é um momento de suma importância, onde pontuamos sobre as atividades que serão desenvolvidas e retornando as oficinas, grupos e atendimentos”, disse.
A psicóloga Joana Darc detalhou sobre o trabalho desenvolvido e sobre a importância de dialogar saude mental o ano inteiro. “A gente iniciou o ano falando sobre saúde mental, validando nossas ações, e destacando o quanto é importante cuidar da nossa saúde mental e do nosso bem-estar”, ressaltou.
Usuários compartilham evolução e apoio recebido
De acordo com o usuário Valdeir Ferreira Barbosa a evolução é constante e isso facilita o desenvolvimento de cada pessoa.
“O Caps evoluiu muito, eu entrei com muito medo e me sinto a cada dia melhor, poise sabemos que aqui é um lugar que sempre se preocupa em melhorar as nossas vidas”, frisou.
Adelvan Fernandes também compartilhou sua experiência: “ O Caps é onde eu me sinto em casa, cheguei aqui em uma condição ruim, e hoje graças a Deus, posso dizer que estou quase 100%”, relatou.