Quarta, 24 de Abril de 2024

Trintou Palmas

Milhares de pessoas "trintando" com Palmas

Nesta segunda-feira, 20, a data do aniversário, está previsto no final do dia um ato cívico na Avenida Tocantins, no Setor Aureny I.

Divulgação
post
100 mil pessoas comemoraram as três décadas da trajetória de Palmas

20 maio, 2019 às 13:57

Um público formado por milhares de pessoas conferiu no domingo, 19 de maio, na Praia da Graciosa, em Palmas, a grande festa para comemorar os 30 anos da capital mais jovem do país. Sim, Palmas "trintou" e está a cada dia mais cheia de novidades e de energia para envolver tanto seus habitantes quanto seus visitantes. O Dj carioca FelGuk, Braguinha Barroso, Genésio Tocantins, a dupla Henrique & Juliano e outros grandes nomes da música tocantinense, celebraram com o público estimado em 100 mil pessoas as três décadas da trajetória de Palmas. 

Após a apresentação de FelGuk, o público conferiu o espetáculo musical Palmas a Capital do Calor Humano, que contou a história da capital. Em seguida, vários artistas se revezaram no palco culminando com o hino popular de Palmas, Canção de Amor a Palmas, de autoria de Braguinha Barroso. Henrique & Juliano, filhos do Tocantins, fizeram um show com mais de três horas de duração e não esconderam a emoção.  "Estamos muito felizes de estar aqui", comentou Henrique. E a comemoração ainda dura mais alguns dias, afinal há muito a festejar.

Nesta segunda-feira, 20, a data do aniversário, está previsto no final do dia um ato cívico na Avenida Tocantins, no Setor Aureny I. A prefeita Cínthia Ribeiro será recebida pelos comandantes militares a partir das 17h30 e logo em seguida, após revista às tropas, estudantes realizam o tradicional desfile em homenagem à cidade. Mais de 2,5 mil alunos das redes públicas, municipal e  estadual, além de instituições particulares marcam presença no evento.
E Palmas não deixou de ganhar este ano o seu tradicional bolo de aniversário, cortado na manhã desta segunda-feira, 20, durante piquenique no Parque Cesamar. No domingo, 19, no Kartódromo Internacional Rubens Barrichello, em Palmas, aconteceu o Festival da Velocidade com a  2ª Etapa da Copa de Fragata de Kart, Corrida de Gaiolas, e os encontros de Motoclubes, Carros Antigos e Carros Rebaixados.

Na quarta-feira, 22, no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, será aberto o projeto AmazoniCanToria com a voz de Juraíldes da Cruz.  No dia 24, no mesmo local, personalidades que se destacaram nos 30 anos de Palmas serão homenageadas com a entrega de uma comenda comemorativa. Um dia antes, a capital tocantinse será tema de sessão especial no Senado Federal, em Brasília.    
Também integram a grade comemorativa dos 30 anos de Palmas a  1ª Mostra de Fotografia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Tocantins, batizada de Palmas 30 Anos, na Galeria Municipal de Artes, exposição que fica aberta de 17 de maio a 16 de junho; a Mostra 30 anos de Cinema em Palmas com o tema A construção de uma Identidade, de 18 a 26 de maio, no CineCultura; e o espetáculo de dança, Cinderela, com o corpo de baile do município, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, no Theatro Fernanda Montenegro. 

Selo comemorativo 

Os Correios também deram sua contribuição para celebrar os 30 anos de Palmas. Um selo alusivo à data foi lançado em parceria com a prefeitura da cidade e será utilizado por dez dias em todas as postagens do Tocantins. Com a inscrição "Palmas Capital do Calor Humano", o selo tem uma tiragem de 600 unidades.  Para sua composição os Correios utilizou a imagem da logomarca de Palmas, produzida a partir de elementos da cultura local, como fauna, flora e arquitetura.