O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Novo Acordo, realizou, na quarta-feira, 21, reunião com os membros dos Conselhos Tutelares dos sete municípios da comarca. O objetivo foi dialogar e conhecer as condições de trabalho de cada Conselho para aprimorar a atuação desses órgãos, que acompanham os casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes.
Participaram todos os conselheiros tutelares de Aparecida do Rio Negro, Lizarda, Novo Acordo, Rio Sono, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.
O ponto comum a todos os municípios é a necessidade de capacitação dos conselheiros tutelares quanto ao uso dos sistemas de informática específicos para suas atividades, em especial o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (SIPIA CT).
Infraestrutura
Foram pontuais as reclamações em relação à infraestrutura das sedes dos Conselhos Tutelares. Sobre Lagoa do Tocantins, foi relatado que o prédio é inadequado; e o banheiro, insalubre. Já a unidade de São Félix do Tocantins não tem sala para atendimentos reservados, e o banheiro é precário. Em Lizarda também é necessária uma reforma.
Sobre Rio Sono, Aparecida do Rio Negro e Novo Acordo, foi relatada uma infraestrutura física satisfatória, a despeito da constatação de insuficiência de computadores e dificuldades de abastecimento de veículo.
A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça João Edson de Souza, que prestou esclarecimentos sobre procedimentos e ações judiciais em andamento, voltados à melhoria da estrutura dos Conselhos Tutelares.
Providências
Ao final, foram deliberadas providências, como o encaminhamento de ofícios às autoridades municipais para adequações relativas à remuneração dos conselheiros tutelares, aprimoramento do fluxo de atendimento de demandas na rede local de saúde e assistência social, além de solicitações para promoção de capacitação dos conselheiros quanto ao uso de sistemas informatizados.
O encontro atende à diretriz do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sobre a atuação integrada do Sistema de Garantia de Direitos.
MPTO promove reunião com Conselhos Tutelares de sete municípios da Comarca de Novo Acordo
MPTO promove reunião com Conselhos Tutelares de sete municípios da Comarca de Novo Acordo
Foto: Divulgação

