O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio de equipe do Ecotime, promove, nesta semana, entre os dias 29 e 31, uma série de ações em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira, 28.
As atividades, que têm como objetivo beneficiar tanto o meio ambiente quanto os servidores do órgão, terão início com uma abertura oficial que contará com café musical. Os servidores participarão de uma série de serviços de saúde no auditório do Naturatins, incluindo vacinas contra Hepatite B, COVID-19, tétano e tríplice viral, além de verificação de pressão arterial. Terá ainda uma palestra com nutricionista com o tema Seu prato te alimenta ou te preenche? Para receber a vacinação, os servidores devem trazer o cartão de vacina, o cartão do SUS e documentos pessoais.
A programação encerra, com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar (PMTO) e o anúncio da equipe vencedora da Gincana de Recicláveis, iniciada em 29 de agosto, voltada à arrecadação de tampinhas plásticas. Esta é a 1ª Gincana em prol do Hospital de Amor, uma iniciativa que visa apoiar a instituição e os pacientes em tratamento contra o câncer. A ação reforça a conscientização sobre a importância da reciclagem e o compromisso socioambiental do órgão.
Ecotime
O Ecotime foi criado em 2009, pela Portaria Naturatins nº 102/2019, de 13 de março de 2019, com o objetivo de implementar ações alinhadas à Agenda Ambiental do Naturatins (A2N), em conformidade com o Termo de Adesão MMA – A3P/2021, firmado entre o Instituto e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A participação no Ecotime é voluntária e aberta a servidores de todos os setores do Instituto, incentivando práticas de sustentabilidade, eficiência socioambiental e engajamento coletivo. O grupo é responsável por desenvolver projetos que promovem a conscientização e a educação ambiental, estimulando o engajamento coletivo e fortalecendo a cultura de sustentabilidade no âmbito do Naturatins. As ações estão alinhadas aos princípios da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que incentiva a adoção de práticas sustentáveis, o uso responsável dos recursos e a melhoria contínua da gestão socioambiental no serviço público.


