Terça, 04 de Novembro de 2025

Naturatins inicia ações da Operação Piracema com lançamento do Projeto Peixe + e blitzes educativas

Ações educativas, realizadas em Marianópolis e Caseara, marcam o início da fase de conscientização da operação.

Andréa Marques/Governo do Tocantins
post
Andréa Marques/Governo do Tocantins

04 novembro, 2025 às 19:06

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou nesta segunda-feira, 3, as ações da Operação Piracema 2025/2026, com o foco em atividades educativas e de conscientização ambiental. A primeira etapa da operação contou com o lançamento do Projeto Peixe +, realizado em Marianópolis, e uma blitz educativa no município de Caseara.

O lançamento do Projeto Peixe + ocorreu na Escola Municipal João Braga de Oliveira, localizada na Agrovila do Projeto de Assentamento Manchete. A iniciativa visa conscientizar as comunidades escolares das regiões próximas aos rios Tocantins e Araguaia sobre a importância da Piracema, período em que a pesca é proibida para permitir a reprodução das espécies.

O evento contou com a parceria da Prefeitura de Marianópolis, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, e reuniu mais de 30 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que participaram de atividades educativas e lúdicas sobre proteção dos recursos naturais.

O vice-presidente do Naturatins, Mateus Pelizari, abriu o evento destacando o significado da Piracema e a importância da preservação dos rios e ecossistemas aquáticos. “A Piracema é um período fundamental para a reprodução dos peixes e para a manutenção do equilíbrio ambiental nos nossos rios. Esse trabalho de conscientização representa um passo importante na construção de uma cultura de preservação e respeito à natureza. Ao promovermos ações educativas como esta, estamos contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade e com o futuro dos nossos recursos naturais”, ressaltou. 

Durante o lançamento, o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou que a Piracema, que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, é um período crucial para o meio ambiente. “Esse é um momento em que os peixes migram para desovar, garantindo a continuidade das espécies. A pesca nesse período pode causar um grande desequilíbrio ecológico. Por isso, o Projeto Peixe + é tão importante: ele conscientiza as comunidades sobre a necessidade de respeitar esse ciclo natural, assegurando a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos”, afirmou.

De forma lúdica, utilizando a mascote do projeto chamada Carena, uma referência ao cará, espécie nativa dos lagos e rios do Tocantins, a fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, apresentou aos alunos a proposta central do Projeto Peixe +. "A iniciativa tem como principal objetivo envolver as comunidades escolares na preservação dos ecossistemas aquáticos, promovendo ações educativas e conscientizando sobre a importância de adotar práticas ambientais responsáveis. Com foco especial no período de defeso, o projeto visa proteger as espécies durante a fase de reprodução, um momento crucial para assegurar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros em longo prazo, beneficiando tanto o meio ambiente quanto às populações ribeirinhas que dependem dos rios para sua subsistência”, explicou.

Vangela ressaltou que respeitar o período de reprodução dos peixes é necessário para garantir a sustentabilidade das espécies aquáticas. Ela também explicou as normas estabelecidas para o período de defeso, detalhando o que é permitido e o que é proibido, além de sugerir alternativas econômicas sustentáveis que as comunidades locais podem desenvolver durante o defeso, como o ecoturismo. “Por meio do incentivo à implantação de trilhas ecológicas, atividades de canoagem e outras práticas sustentáveis, é possível promover benefícios econômicos para a região, ao mesmo tempo em que se preserva o meio ambiente”, afirmou.

A subsecretária de Meio Ambiente de Marianópolis, Lilianne Souza Evangelista, reforçou a importância da educação ambiental nas escolas e o papel do município no apoio às ações do Naturatins. “É gratificante participar desse projeto. Ele traz benefícios diretos para a conservação da fauna e flora locais e contribui para a sustentabilidade das atividades pesqueiras. O apoio da Secretaria de Meio Ambiente é fundamental para fortalecer essas iniciativas desde cedo”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal João Braga de Oliveira, Valdinez Camargo, também expressou sua satisfação com o evento. “Agradeço a oportunidade de recebermos o Projeto Peixe +. Foi uma palestra muito rica, que orientou nossos alunos do sexto ao nono ano, juntamente com os professores. Daqui em diante, nossos educadores se comprometem a continuar falando sobre a importância desse projeto na nossa comunidade Manchete”, afirmou. 

Blitz Educativa em Caseara

Como parte da Operação Piracema, o Naturatins também realizou blitzes educativas em Caseara, em parceria com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graer) da Polícia Militar do Tocantins. As equipes distribuíram materiais informativos e orientaram motoristas e moradores sobre o respeito às normas do período de defeso.

O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, ressaltou que essa é a fase educativa da operação, que antecede as ações de fiscalização mais intensas. “O Naturatins iniciou a Operação Piracema com ações educativas, percorrendo diversos municípios com blitzes informativas. Nosso objetivo é conscientizar e orientar a população sobre a importância desse período. Em seguida, entraremos na fase repressiva, com fiscalizações rigorosas para garantir o cumprimento da legislação ambiental”, frisou. 

O comandante do policiamento especializado do Graer, major Romério, ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “À Polícia Militar cabe o policiamento ostensivo, preventivo e, em muitas situações, também educativo. A parceria com o Naturatins, nesta primeira fase de Operação Piracema, fortalece as ações voltadas à conscientização das comunidades quanto ao cuidado com o meio ambiente, especialmente no período da Piracema, que teve início em 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro do próximo ano. É um momento fundamental para garantir o equilíbrio ecológico e a reprodução das espécies”, afirmou.