Segunda, 01 de Setembro de 2025

No Dia do Profissional de Educação Física, professor conta suas experiências de sucesso em sala de aula

Atividades de educação físicas nas escolas ajudam a motivar os estudantes a cuidar do corpo, da mente e a desenvolver habilidades de cooperação

divulgação/Seduc/Governo do Tocantins
post
Josélia de Lima/Governo do Tocantins

01 setembro, 2025 às 12:48

A importância do professor de educação física nas escolas fica cada vez mais evidente, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento físico, mental, social, emocional e cognitivo, por meio das práticas corporais e orientações sobre hábitos saudáveis. Nesta segunda-feira, 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, data que celebra a regulamentação da profissão no Brasil, com a publicação da Lei nº 9.696/98.

Estes profissionais também são fundamentais para o sucesso das ações desportivas promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), como os Jogos Escolares do Tocantins (JETs), Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets) e os Jogos Escolares Indígenas (JEITs).

Experiência de escola de Santa Tereza

O professor Vinícius Alves, que leciona no Colégio Estadual Manoel Silvério Dourado, localizado na cidade de Santa Tereza, é um dos professores que faz a diferença na vida dos alunos.

“Eu nasci para ser professor de Educação Física, sou envolvido com esportes desde a época de estudante. As aulas de educação física são fundamentais para promover atividades físicas regulares como esportes, ginásticas e danças e desenvolver projetos voltados para condicionamento físico, resistência, força e flexibilidade”, contou Vinícius Alves.

Ele ressalta que as atividades de educação física auxiliam os estudantes a desenvolverem uma vida saudável e as habilidades de comunicação, interação e cooperação com os trabalhos coletivos.

“Também podemos orientar os alunos sobre a importância de desenvolver hábitos saudáveis, adotando uma alimentação equilibrada. E quanto à saúde mental, podemos oferecer atividades como relaxamento, meditação, respiração controlada, para que os estudantes possam trabalhar situações de ansiedade ou estresse. Além disso, promovemos projetos que promovem a autoestima. Assim, percebemos que as atividades físicas podem englobar os aspectos físicos, mentais e sociais para que os estudantes desenvolvam suas habilidades”, enfatizou o professor.

Sucesso dos estudantes

Além de todas essas possibilidades de trabalho na escola, os resultados do trabalho do educador físico são evidenciados quando um aluno alcança a vitória, como a do estudante Joshua Quintela Nobre Barros, do 9º ano do Ensino Fundamental, que alcançou o 3º lugar na prova dos 800 metros do atletismo nos Jets 2025.

“O professor Vinícius foi fundamental para minha classificação, tanto por meio das técnicas como pelos conselhos oferecidos. Ele é um grande amigo que me ajuda no crescimento pessoal e estudantil. Posso dizer que o esporte me ajudou em todos os sentidos, tanto na saúde física quanto na forma de pensar. Eu não acreditava que poderia ser um campeão, mas graças ao professor Vinícius e ao esporte, consegui superar meus limites e me tornar uma pessoa muito melhor”, relatou o estudante Joshua.