A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza. Por meio dela, há a umidade do ar, abastecimento dos lençóis freáticos e conservação da vida das plantas. Ela também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a saúde dos seres vivos de todo o planeta.
Na terça-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data criada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de ampliar a discussão sobre o abastecimento, a conservação e a importância de se preservar esse recurso natural.
O consumo de água contaminada pode ocasionar em longo prazo, muitos danos à saúde dos pacientes, doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, leptospirose e infecções intestinais são apenas alguns exemplos do que pode ser escondido em um simples copo de água.
Na Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), o trabalho de verificação deste item precioso é realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, que desenvolve ações e atividades do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA). O trabalho das equipes tem como foco assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água para consumo humano, identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores.
“As ações desenvolvidas pelo VIGIAGUA permitem avaliar o potencial de risco à saúde representado pela água consumida, de modo a desencadear as medidas necessárias para que o sistema ou solução alternativa mantenha ou recupere as condições de segurança da água”, disse o gerente do VIGIAGUA, Murilo Ribeiro.
Dados
Em 2022, o VIGIAGUA estadual realizou 32 inspeções sanitárias em municípios do Estado. O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), processou mais de 34 mil análises de parâmetros básicos para determinar a potabilidade e viabilidade da água distribuída nos 13 municípios do estado.
As equipes também realizaram 114 coletas de água, para monitoramento de resíduos de agrotóxicos em municípios prioritários. “Tais ações mostram o investimento e atuação do SUS para que a agua chegue à população sempre em quantidade e qualidade adequada para o consumo humano”, disse Murilo Ribeiro, gerente da Vigia.
Cuidados contra a água contaminada
Ferver e filtrar a água, manter os reservatórios limpos, armazenar a água em recipientes limpos, entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição de água são alguns cuidados básicos que podem colaborar para minimizar os riscos da água contaminada.
VIGIAGUA
O VIGIAGUA é uma atividade rotineira de promoção da saúde, com ações preventivas sobre os sistemas públicos e soluções alternativas de abastecimento de água a fim de garantir o conhecimento da situação da água para consumo humano, resultando na redução das possibilidades de enfermidades transmitidas pela água utilizada para esse tipo de consumo.
Quem deseja solicitar o serviço do VIGIAGUA pode entrar em contato com a Ouvidoria da SES (0800 642 7200), ou direto nas secretarias municipais de saúde.