Sexta, 29 de Agosto de 2025

Operação Shamar: Polícia Civil promove encontro com homens de Aurora do Tocantins para debater o combate à violência contra a mulher

Evento teve como objetivo fomentar o diálogo e a conscientização sobre o papel dos homens na prevenção e combate à violência de gênero

Foto: Divulgação
post
Hiago Muniz/Governo do Tocantins

29 agosto, 2025 às 10:30

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 106ª Delegacia de Polícia de Aurora do Tocantins, realizou, nesta semana, um encontro na Câmara de Vereadores da cidade voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa fez parte das ações do Agosto Lilás, no âmbito da Operação Shamar, tendo como público-alvo homens da comunidade, reconhecidos por sua atuação, além de representantes do Poder Legislativo municipal.

O evento teve como objetivo fomentar o diálogo e a conscientização sobre o papel dos homens na prevenção e combate à violência de gênero. A ação reforça o compromisso da Polícia Civil em atuar não apenas na repressão, mas também na educação e mobilização social.

Durante o encontro, foram abordados temas como os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, os canais de denúncia disponíveis e a importância da responsabilização coletiva para a transformação cultural. A presença de lideranças locais fortaleceu o alcance da mensagem e evidenciou a participação ativa da comunidade no enfrentamento ao problema.

O delegado de Polícia Lucas Rodrigues, destacou a relevância da iniciativa. “O papel da Polícia Civil vai além da investigação. É nosso dever promover o debate público, levando informação para a comunidade. E os homens têm responsabilidade direta no combate à violência contra a mulher. Em todos os casos de violência contra a mulher existem pais, avôs, tios, irmãos, primos, filhos, enfim, existem homens que orbitam aquela relação abusiva e que devem intervir no combate à violência. Precisamos que eles sejam participantes dessa mudança”, afirma. 

Denúncias

A Central de Atendimento à Mulher está disponível pelo telefone 180 para auxiliar mulheres vítimas de violência. As denúncias são completamente gratuitas e sigilosas e o atendimento é disponibilizado 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Operação Shamar

A Operação Shamar 2025 é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e tem como foco ações integradas de prevenção, conscientização e repressão à violência contra a mulher em todo o Estado.