Durante o I Encontro das Mulheres da Secretaria em combate ao Câncer de Mama, a ginecologista Francielle Batista destacou a importância de momentos como este ao longo do mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, ressaltando o papel fundamental das servidoras na luta. "É essencial que tenhamos oportunidades para celebrar e relembrar essa luta. Vocês, servidoras, são mulheres especiais, pois têm a capacidade de impactar a vida de outras mulheres. Seja no atendimento na linha de frente nas delegacias, por meio de um contato direto ou até mesmo em visitas, cada uma de vocês pode fazer a diferença na propagação de informações e na prevenção do câncer de mama."
A servidora da SSP e participante do evento, Tatiane Yumi, expressou sua satisfação com a realização do Encontro, destacando sua importância. "É um evento muito relevante, pois é necessário conscientizar as pessoas sobre uma doença que, infelizmente, acomete muitas mulheres. Precisamos cada vez mais alertar sobre o câncer de mama por meio de eventos como este."
O I Encontro das Mulheres da Secretaria da Segurança Pública em combate ao Câncer de Mama também foi um momento de profunda conexão e conscientização. Além da palestra informativa, um dos momentos mais emocionantes do evento foi a roda de conversa, onde servidoras, profissionais de saúde e convidadas compartilharam suas histórias de superação e resiliência. O espaço de diálogo não só fortaleceu os laços entre as participantes, como também proporcionou apoio emocional mútuo, unindo todas em torno de uma causa comum: o cuidado com a saúde feminina.
A roda de conversa, marcada por relatos sinceros e emocionantes, trouxe à tona vivências tocantes das fases de tratamento e recuperação do câncer de mama. Participaram da roda, as mulheres que, após enfrentarem o diagnóstico, hoje são pacientes em remissão. O encontro foi um momento de troca de experiências e fortalecimento entre elas.
A 1° sargento da Polícia Militar e nutricionista Meire Guilherme da Cunha, a empresária Luciana Alves de Sousa Batista, a integrante da Liga da Mulher Fabiana Rodrigues Oliveira, a enfermeira e palestrante Michele Nunes e Luciana Alves também da Liga, a psicóloga da Gerência de Valorização do Policial Civil (GVPC) da SSP/TO, Déborah Amorim e a ginecologista Francielle Batista.
Apoio
O evento contou com o apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (SINPOL), Móveis Bella Art, Hospital Jorge Saad, Faculdade de Ciências Médicas (AFYA), Nabela Festas e Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas.
Campanha de arrecadação
Além do encontro, durante todo o mês de outubro os servidores da SSP/TO e da Polícia Civil estarão em campanha para arrecadar hidratantes e absorventes que serão destinados às mulheres em tratamento de câncer. Os itens poderão ser entregues na sede da secretaria, na Delegacia-Geral, no Instituto Médico Legal (IML) e no prédio das Delegacias Especializadas até o dia 31 de outubro. Os itens arrecadados serão entregues à Liga Feminina de Combate ao Câncer, que será responsável pela distribuição. Hoje a Liga conta com 305 pacientes cadastrados.