Quarta, 24 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

Palmas será sede de reunião da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta

Plataforma reúne 38 governadores de 10 países

Márcio Di Pietro/Governo do Tocantins
post


25 julho, 2019 às 18:24

Na próxima quarta-feira, 31 de julho, em Palmas, o Comitê Diretivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF) vai se reunir para discutir as agendas estratégicas de gestão ambiental dos estados membros e as ações para o próximo semestre. O GFC é uma plataforma global que reúne 38 estados de 10 países (Brasil, Colômbia, Equador, Indonésia, Costa do Marfim, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos) com o objetivo de promover políticas subnacionais com a participação da iniciativa pública e privada voltadas para redução do desmatamento e melhoria dos meios de subsistência. 

Serão pautas da reunião temas como Fundo Amazônia, Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e Licenciamento Ambiental, além do artigo 41 do Código Florestal, que autoriza o Poder Executivo Federal a implementar programa de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente e adoção de tecnologias que permitam a produtividade agropecuária e florestal e a redução dos impactos ambientais. 

No evento haverá eleição do representante para o Comitê Executivo do GCF, hoje ocupado pelo secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Tavera. A síntese dos encaminhamentos deliberados será enviada para o 18º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

18º Fórum de Governadores

Nos dias 1º e 2 agosto, os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso Rondônia, Roraima, Pará e o Tocantins) se reúnem em Palmas para debater  as oportunidades de desenvolvimento sustentável da região e o alinhamento do planejamento estratégico do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal no segundo semestre deste ano. As deliberações da Assembleia Geral, a apresentação do Planejamento Estratégico e assinatura da Carta de Palmas serão realizadas no dia 02 de agosto.