Nesta segunda-feira, 09 de setembro, o ministro do Turismo interino, Hercy Filho, participou de audiência pública na Câmara Municipal de Dianópolis (TO) para debater o potencial turístico da região sudeste do Tocantins e das Serras Gerais, que compõem a maior cadeia de serras do Brasil. A audiência contou com a participação de representantes do governo do estado e dos municípios e foi promovida pela Comissão de Minas e Energia, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Tocantins.
Como parte da discussão, os presentes debateram a situação do lago do Distrito Irrigado Manuel Alves, que, junto com o acesso à praia local, está fechado desde 2017. O debate abordou o uso do lago para o turismo, para a pesca esportiva e para a geração de renda na região.
O ministro do Turismo interino, Hercy Filho, destacou que a participação de todos os poderes nessa questão é importante para o crescimento da economia do estado. "Nós vamos fazer os encaminhamentos e buscar as medidas que poderemos adotar para atingir os objetivos. Todos têm a ganhar com um turismo mais forte na região", pontuou.
Já o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, defendeu o compromisso do estado do Tocantins com a causa e ressaltou também a união dos poderes para o avanço do turismo na região. "Para nós do Turismo, esse lago é fundamental", finalizou Lyra.
(Com informações do Ministério do Turismo)