Com a chegada da alta temporada nas praias tocantinenses, começa também a mobilização em prol da preservação do meio ambiente. Nesta quarta-feira, 29, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Araguaína e a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) firmaram parceria para desencadear a 8ª edição do projeto Praia Limpa, Praia Viva. Praias como do Garimpinho e Escapole, em Araguaína; do Coco, em Babaçulândia; e de Filadélfia vão receber o projeto.
O foco do "Praia Limpa, Praia Viva" é a conscientização, a intensificação da educação ambiental e a execução de ações preventivas para preservação dos recursos naturais. A ideia é que a inicativa ajude a fomentar o turismo durante a temporada de praia. As ações de educação ambiental ocorrem antes, durante e após o período de seca quando as praias ficam lotadas de visitantes.
Presidente do Naturatins, Marcelo Falcão considera as iniciativas ambientais municipais um avanço para a sensibilização local. Ele ressaltou a importância de preservar os recursos naturais para movimentar o turismo sustentável, incentivar a geração de renda e desenvolver economicamente as diferentes regiões do Tocantins.
A solenidade, no auditório da Aciara, reuniu prefeitos de cidades circunvizinhas, empresas, órgãos e instituições de ensino. Também marcaram presença representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.