Quarta, 15 de Maio de 2024

Prefeito Empreendedor Sebrae

Prefeitos tocantinenses foram finalistas do Prêmio Sebrae

Foram premiados 16 prefeitos, mas nenhum do Tocantins.

Divulgação
post
Samuca Silva vence prêmio nacional do programa Prefeito Empreendedor do Sebrae

06 junho, 2019 às 15:24

Sete prefeitos do Tocantins concorreram ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, cuja solenidade de premiação foi realizada na noite desta quarta-feira, 5 de junho, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O prêmio, instituído em 2001, reconhece administradores municipais que criam condições favoráveis aos pequenos negócios. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados. Foram premiados 16 prefeitos, mas nenhum do Tocantins.  

Este ano, entretanto, o Tocantins teve recorde de inscritos, 53 prefeitos, dos quais sete avançaram para a etapa final. São eles, Lindolfo do Prado (Combinado), que concorreu na categoria Pequenos Negócios no Campo; Cinthia Ribeiro (Palmas), categoria Inclusão Produtiva do MEI; Padre Gleibson (Dianópolis), categoria Desburocratização; Adriano Rabelo (Colinas), categoria Compras Públicas; João Batista (Pau D’arco), categoria Políticas Públicas de Desenvolvimento; Laurez Moreira (Gurupi), categoria Inovação e Sustentabilidade, e Joaquim Maia (Porto Nacional), categoria Empreendedorismo na Escola.    

São dos estados do Maranhão, Ceará, Pará, Paraíba, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul os administradores municipais reconhecidos pelo Sebrae como incentivadores dos pequenos negócios. Três gaúchos se destacaram na premiação.  Secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa enalteceu o papel dos prefeitos. “Eles são o espírito de transformação que queremos para o Brasil, por isso não tenho dúvida de que o empreendedorismo move o mundo.” 

Presidente do Sebrae, Carlos Melles explicou que o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma homenagem aos dirigentes municipais pelo apoio aos pequenos negócios. "Eles são hoje a mola propulsora da economia, representam 72,3% do total de empregos gerados em abril, em todo o país. Estamos falando de 93,7 mil postos de trabalho formais”. Os dados apresentados por Melles são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Os premiados: 

Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios - José Eudes Sampaio Nunes (São José de Ribamar (MA))
Categoria Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico - Fátima Cristina Caxinhas Daudt (Novo Hamburgo (RS))
Categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples Roberto - Cláudio Rodrigues Bezerra (Fortaleza (CE)) 
Categoria Empreendedorismo na Escola - Mário Henrique de Lima Biscaro (Marituba (PA))
Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI - Elderson Ferreira da Silva (Volta Redonda (RJ))
Categoria Inovação e Sustentabilidade - Alberico de Franca Ferreira Filho (Barreirinhas (MA))
Categoria Pequenos Negócios no Campo -Hiroshi Kubo (Carlópolis (PR))

Categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios 

João Carlos Krug – Chapadão do Sul (MS) - Região Centro-Oeste
João Bosco Nonato Fernandes – Uiraúna (PB) - Região Nordeste
Evandro Marques da Silva – Monte Negro (RO) - Região Norte
Fabrício Petri – Anchieta (ES) – Região Sudeste
Marcelo Rangel Cruz de Oliveira – Ponta Grossa (PR) – Região Sul

Categoria Cooperação Intermunicipal Para o Desenvolvimento Econômico - Municípios partícipes do projeto de Novo Hamburgo

Luciano Libório Baptista Orsi – Campo Bom (RS) 
Corinha Molling – Sapiranga (RS)