Quinta, 28 de Março de 2024

SUSTENTABILIDADE

Prefeitura de Palmas debate criação do FormaRecicla, voltado para gestão dos resíduos sólidos

Discussões ocorreram na última segunda-feira, 08 de julho, e terão sequência em setembro

Divulgação/Prefeitura de Palmas
post
A expectativa é que o FormaRecicla seja determinante no desenvolvimento das organizações de catadores de materiais recicláveis, principalmente em relação às condições de trabalho e geração de renda.

10 julho, 2019 às 14:23

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), catadores de recicláveis de três organizações de Palmas, e pessoas interessadas no tema se reuniram na última segunda-feira, 08 de julho, para discutir a criação do Fórum Municipal de Material Reciclável e Cidadania de Palmas (FormaRecicla), como um espaço permanente de debates, proposições, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos da capital, com foco em materiais recicláveis.

A proposta é que o FormaRecicla seja responsável pela capacitação de membros sobre temáticas como gestão de resíduos sólidos urbanos, educação ambiental, coleta seletiva, cadeia da reciclagem, exercício da cidadania, legislação específica e valorização dos catadores de material reciclável. O Fórum deve estimular a participação social na elaboração de programas, ações, projetos, estratégias e políticas públicas para reciclagem de materiais com inclusão social. 

A expectativa é que FormaRecicla seja determinante no desenvolvimento das organizações de catadores de materiais recicláveis, principalmente em relação às condições de trabalho e geração de renda, e do setor de reciclagem em Palmas, além de fomentar a participação e o envolvimento da população na coleta seletiva. A previsão é que o FormaRecicla trabalhe em conjunto com os Fóruns Estadual e Nacional Lixo e Cidadania e com o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis.