Entre os dias 29 de junho a 27 de julho, 17 praias e mais de 251 barracas em todo o estado receberam visitas da equipe de servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com orientações para o uso consciente dos recursos naturais disponíveis na praia, atingindo cerca de 8 mil pessoas durante o período.
Em 2019, o projeto realizou várias edições da Blitz Ambiental, com a promoção de educação ambiental com a comunidade local e turistas voltada para o descarte correto do lixo para garantir praias e rios limpos não só durante a alta temporada, mas o ano inteiro. O projeto percorreu praias da capital, Palmas, e dos municípios de Lajeado, Miracema, Porto Nacional, Peixe, Caseara, Araguacema, Tocantínia, Pedro Afonso, Xambioá, Araguatins, Tocantinópolis, Itaguatins, Paranã e São Salvador.
Nesta edição, o Praia Consciente contou com um novo recurso para auxiliar na fiscalização e preservação das praias, por meio de participação efetiva da população: o WhatsApp Consciente. Foram recebidas 17 denúncias pelo aplicativo de mensagem, inclusive sobre a ocorrência de focos de incêndios. Algumas denúncias foram solucionadas, a exemplo do lixo descartado às margens do rio Tocantins, na cidade de Lajeado, onde foram instaladas lixeiras para receber resíduos até o recolhimento final adequado.