Sexta, 26 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

Renato Jayme assume vaga no Conselho Nacional do Meio Ambiente

Conselho é voltado para proposição de diretrizes relacionadas às políticas públicas de meio ambiente

Divulgação/Ministério do Meio Ambiente
post


18 setembro, 2019 às 13:35

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), Renato Jayme, assumiu uma vaga no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nesta terça-feira, 17 de setembro, em Brasília. Jayme passa a representar a região Norte em umas das cadeiras rotativas do Conama. 

Neste ano, com o Decreto 9.806, a seleção dos ocupantes das vagas passou a ser realizada através de sorteio e o órgão agora conta com apenas 23 cadeiras, sendo 10 fixas e pertencentes ao governo federal e as outras 13 rotativas. Destas, cinco são reservadas a  representantes de um estado de cada região do país. O Tocantins foi sorteado como representante da região Norte, no dia 17 de julho. Outras duas cadeiras são para membros de município, dentre as 26 capitais dos estados do Brasil, duas para o setor empresarial e quatro para entidades da sociedade civil. 

O Conama foi criado em 1981 e é voltado para o assessoramento e proposição ao governo federal de diretrizes relacionadas às políticas públicas de meio ambiente. É também um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). 

Renato Jayme, que agora tem um ano de mandato no Conselho, reforçou que o Governo do Tocantins está voltado para o desenvolvimento sustentável. "Além do compromisso do Governo do Tocantins com a preservação ambiental, iremos propor ações de fortalecimento entre os estados da região Norte por meio do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal e o Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF) e incentivar o crescimento da região", destacou Jayme.