Quarta, 15 de Maio de 2024

Rio Araguaia

Rio Araguaia ganha atenção no Dia Mundial do Meio Ambiente

O projeto prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios goianos e mato-grossenses.

Divulgação
post
O rio, com 2,6 mil quilômetros de extensão, é a divisa natural de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará e vem sofrendo com a degradação.

06 junho, 2019 às 14:45

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5, teve como destaque no Brasil o lançamento do projeto de revitalização do Rio Araguaia, um dos principais mananciais do país. O rio, com 2,6 mil quilômetros de extensão, é a divisa natural de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará e vem sofrendo com a degradação.

O lançamento do projeto, na cidade de Aragarças (GO),  contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa conjunta entre governo federal e os governos de Goiás e do Mato Grosso, prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios goianos e mato-grossenses que fazem parte da bacia hidrográfica do Araguaia.

O foco do projeto é o desenvolvimento de ações de recomposição de áreas florestais, preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do Araguaia, além de implantar ações de saneamento em cidades da região. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, presente à solenidade, disse que a ideia é implementar projetos semelhantes nos rios São Francisco, Parnaíba e Taquari.

Estão previstas a recuperação de áreas florestais, a preservação de nascentes e a conservação do solo e da água na bacia do Araguaia. Também serão realizadas ações de saneamento em cidades da região. Projetos semelhantes serão desenvolvidos nos rios São Francisco, Parnaíba e Taquari.

A primeira etapa do projeto prevê ainda o manejo de pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como a implantação de sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Rio Araguaia.