Quinta, 06 de Novembro de 2025

Secretaria da Educação mobiliza estudantes para o Enem 2025

Estudantes farão a primeira prova do Enem neste domingo, 9, que contará com a redação e questões de Linguagens e Ciências Humanas

arquivo/Seduc/Governo do Tocantins
post
Josélia de Lima/Governo do Tocantins

06 novembro, 2025 às 11:06

Terão início neste domingo, 9, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2025, para 4.811.338 participantes com inscrições confirmadas. No Tocantins, são 37.652 pessoas com inscrições confirmadas. Na rede estadual de ensino, são 16.350 estudantes que estão concluindo o ensino médio e, destes, 11.485 estão inscritos no Enem, o que representa 70,2% dos alunos.  A primeira prova do Enem será aplicada neste domingo, às 13h30, horário de Brasília. Os participantes devem ficar atentos porque os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas. Os candidatos podem acessar a lista com os locais de provas na Página do Participante https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

A segunda prova do Enem será aplicada no domingo, 16. Os participantes das cidades de Ananindeua e Marituba, no Pará, terão datas diferentes de aplicação das provas, lá, os candidatos farão o exame nos dias 10 e 21 de novembro, devido à realização da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

No dia da prova, o candidato deverá apresentar um documento de identificação com foto, que poderá ser a Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou documentos digitais com fotos (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) ou identificação fornecida pelo Conselho de Classe que, por lei, tenha validade como documento de identificação.

No primeiro dia, os estudantes farão provas de redação, de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. É importante que os candidatos fiquem atentos para as recomendações, como exemplo, uma das exigências é utilizar caneta esferográfica de tinta preta.

A gerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Iane Dias de Oliveira, ressaltou que a avaliação do Enem é muito importante para que os estudantes tenham oportunidades. “O Enem é uma porta de acesso ao ensino superior e a diversas oportunidades de formação e carreira. É um momento muito importante para nossos estudantes. Por isso, reforçamos a necessidade de organização, tranquilidade e atenção aos horários. A Seduc tem trabalhado para que nossas escolas estejam preparadas, e os estudantes apoiados ao longo de sua trajetória. Desejamos a todos uma excelente prova”, afirmou.

 O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes que estão concluindo a educação básica. Em 2009, o exame ganhou novos objetivos, passou a ser um mecanismo de acesso ao ensino superior. As notas são usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). O exame é uma realização do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).