No Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira, 28 de outubro, o Governo do Tocantins valoriza o papel dos profissionais que transformam a administração estadual. A atual gestão investe em iniciativas que promovem inovação, aprimoram os serviços e fortalecem a relação entre governo e sociedade. O Estado reconhece que, com dedicação e criatividade, esses servidores impulsionam o desenvolvimento e a eficiência da gestão pública.
Segundo o governador Laurez Moreira, o potencial criativo e transformador dos servidores é a base para construir um novo futuro. “A inovação nasce dentro do próprio serviço público, quando damos espaço para que os servidores contribuam com ideias e soluções. Nosso papel é garantir que essas iniciativas tenham apoio, visibilidade e resultados concretos, fortalecendo a gestão e melhorando a vida das pessoas. Esse é o Tocantins que estamos construindo: um Estado que confia, incentiva e acredita no talento dos profissionais que integram o serviço público estadual”, destaca.
Com uma agenda voltada à modernização da administração pública, o Governo do Tocantins tem investido em tecnologia, formação e valorização profissional, promovendo um ambiente que estimula o protagonismo dos servidores. Projetos desenvolvidos dentro das próprias secretarias têm se destacado, demonstrando que a inovação é resultado direto da confiança e da autonomia dadas a quem conhece o serviço público na íntegra.
Secretaria da Comunicação promove cultura colaborativa com a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
Entre as ações que refletem esse compromisso está a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), idealizado pelo analista de comunicação social da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Bruno Vieira de Melo, e pela laboratorista do projeto, Adriana Nascimento. O espaço é voltado à transformação digital e à geração de valor público.
Com foco em soluções que aproximem o cidadão do Estado, o NIT propõe um novo modelo de gestão e comunicação pública, baseado na inovação contínua. O núcleo atuará no desenvolvimento de projetos que utilizem Inteligência Artificial, automação e análise de dados para otimizar processos, além de promover maior transparência e participação social por meio de novas mídias. A iniciativa também prevê o uso de metodologias ágeis e práticas colaborativas, fortalecendo a cultura de cocriação dentro do serviço público e consolidando uma comunicação mais humana e centrada nas demandas da população.
O sistema também funcionará como um catalisador de mudança cultural e de desempenho dentro da Secretaria de Comunicação (Secom). “O núcleo vai criar um ambiente seguro para testar ideias e opções inovadoras. A proposta é valorizar o bem-estar e o engajamento da equipe, estimulando a colaboração e o uso de novas tecnologias. Queremos que a comunicação pública seja mais transparente e próxima das pessoas, fortalecendo a confiança nas instituições e conectando ainda mais o Governo às necessidades do cidadão”, explica Bruno.
“O NIT representa um avanço estratégico para a gestão pública, integrando tecnologia, inovação e metodologias modernas para tornar os processos mais eficientes e transparentes. Ao mesmo tempo, valoriza o protagonismo dos servidores, estimulando que suas ideias e soluções gerem impacto real para o cidadão. É assim que construímos uma administração pública moderna, confiável e humana, capaz de atender às demandas da população com agilidade e qualidade”, destacou a secretária estadual de Comunicação, Luiza Rocha.
Com assistente virtual TIA, a Agência de Tecnologia da Informação transforma o atendimento ao cidadão
Como parte do compromisso do Governo do Tocantins em modernizar o serviço público e aprimorar a experiência do cidadão, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) desenvolveu a assistente virtual TIA, ferramenta baseada em Inteligência Artificial que vem transformando a forma de atendimento no Estado. Disponível 24 horas por dia desde sua implantação, o sistema já registrou 546,6 mil interações e 456,8 mil sessões de usuários, com índice de assertividade de 98%, oferecendo respostas rápidas e precisas.
A TIA permite a abertura e o acompanhamento de chamados, funcionando tanto por texto quanto por voz. A ferramenta foi projetada para oferecer uma experiência acessível e prática ao cidadão, filtrando demandas e esclarecendo dúvidas sobre os serviços estaduais de forma ágil e eficiente.
“O projeto surgiu em 2021, diante da necessidade de um agente de Inteligência Artificial para atuar na Central de Serviços. Na época, era uma iniciativa pioneira, pois as inteligências artificiais generativas ainda não estavam disponíveis no Brasil. Utilizamos tecnologias do Google e ferramentas gratuitas para criar uma solução capaz de atender dúvidas, abrir chamados e acompanhar solicitações de forma automatizada. Desde então, o projeto cresceu e hoje a TIA está implementada em sete órgãos do governo”, explica Wagner Cassol, especialista em inovações tecnológicas e servidor da ATI.
De acordo com o presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Afrânio Vilar, o projeto TIA simboliza o avanço da gestão estadual rumo a um modelo mais integrado, acessível e digital. “A tecnologia, quando usada com propósito, transforma-se em uma ponte entre o governo e o cidadão. A TIA representa exatamente isso: inovação que simplifica processos e melhora o atendimento público. É uma iniciativa que nasce dentro do Estado e reflete o comprometimento dos servidores com a eficiência e a transparência”, afirma.
Atualmente, a assistente virtual está presente em diversas Pastas, como a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); a Secretaria de Estado da Educação (Seduc); a Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE/TO); a ATI; a Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) e o programa Transforma. O projeto também está em expansão para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) e a Escola de Governo.
“Além disso, inovamos ao integrar a assistente ao sistema Fala BR, permitindo que cidadãos e servidores registrem denúncias, elogios e solicitações de forma direta, com encaminhamento automático para as ouvidorias competentes”, ressalta Wagner.
Para utilizar a assistente virtual, basta acessar o Portal de Serviços do Governo do Tocantins ou os sites das secretarias e órgãos em que a TIA está em funcionamento.
Manual de Storytelling da Polícia Militar do Tocantins fortalece o diálogo entre governo e sociedade
Lançado em setembro de 2025, o livro Manual de Storytelling para o Setor Público, de autoria do tenente-coronel da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Cleiber Levy Gonçalves Brasilino, integra as ações do Governo do Tocantins voltadas ao aprimoramento da comunicação entre o Estado e a sociedade, fortalecendo o vínculo com o cidadão. A obra apresenta o conceito de storytelling como uma técnica estratégica que utiliza a narrativa para tornar a comunicação pública mais próxima e acessível.
O livro propõe uma abordagem inovadora de comunicação pública, voltada para a construção de confiança e senso de pertencimento, transformando o discurso institucional em diálogo humano e significativo. Destinado a gestores, comunicadores e servidores, o manual reúne modelos, técnicas e estudos de caso que orientam o uso ético e eficaz das narrativas na gestão pública, contribuindo para uma relação mais transparente, próxima e colaborativa entre instituições e cidadãos.
“No início deste ano, comecei a desenvolver o Manual de Storytelling para o Setor Público como uma estratégia simples e ética para aproximar instituições e cidadãos. Essa iniciativa surgiu a partir da experiência com meu primeiro livro, Fundamentos da Comunicação Pública para Instituições de Segurança, quando percebi que a maior lacuna formativa estava justamente em como contar nossas histórias de maneira a gerar conexão e senso de pertencimento”, explica o tenente-coronel Cleiber Levy Gonçalves Brasilino.
Fortalecer a comunicação pública é essencial para consolidar uma gestão mais participativa, como destaca o comandante-geral da Polícia Militar, Cláudio Thomas. “A qualidade da comunicação entre o governo e a sociedade é determinante para construirmos confiança e aproximar o cidadão das políticas públicas. Iniciativas como o Manual de Storytelling reforçam esse compromisso, ao traduzir o trabalho técnico e institucional em mensagens que geram entendimento, pertencimento e transparência. Esse é um passo importante para aprimorar a forma como o Estado se relaciona com as pessoas e presta contas do que realiza”, completa.
Secretaria da Educação impulsiona a inovação pedagógica com o APP Escola que Transforma 2.0
A nova versão do aplicativo Escola Que Transforma consolida o uso da tecnologia como aliada estratégica da educação pública tocantinense. Idealizado e desenvolvido pelos técnicos Carlos Guilherme Ferreira e Renato Almeida da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o sistema aprimora a gestão e a avaliação de projetos pedagógicos, conectando escolas, regionais e a secretaria em um ambiente digital integrado.
Com acesso disponível tanto em navegador web quanto em aplicativo mobile (Android e iOS) , o sistema utiliza a tecnologia Google Appsheet para automatizar processos e garantir transparência e eficiência na gestão. Entre as principais funcionalidades estão o cálculo automático de pontuações, o rankeamento inteligente por regionais e painéis de acompanhamento em tempo real, que facilitam a análise de desempenho das unidades escolares e das iniciativas educacionais.
“O aplicativo Escola Que Transforma modernizou e integrou a gestão e avaliação dos projetos pedagógicos, proporcionando mais eficiência, transparência e controle na rede estadual do Tocantins. A ferramenta substitui processos manuais, centraliza dados em tempo real e se tornou estratégica para identificar, replicar e valorizar boas práticas, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento dos estudantes”, destaca Carlos Guilherme Ferreira, desenvolvedor full stack da Gerência de Sistemas da Seduc.
A segurança da informação também é um pilar do projeto. O aplicativo opera com perfis de acesso controlado, assegurando que gestores, professores, equipes técnicas e avaliadores visualizem apenas os dados pertinentes às suas funções. Já os autores dos projetos podem acompanhar o andamento das inscrições diretamente pelo App, enquanto os comitês de avaliação têm acesso a informações estratégicas de forma segura e objetiva.
Para o secretário de Estado da Educação, Hércules Jackson, a iniciativa traduz o avanço de uma gestão que entende a tecnologia como elemento central de transformação nas escolas públicas. “Projetos como o Escola que Transforma demonstram como a inovação pode gerar resultados concretos para a educação, estimulando práticas pedagógicas criativas e colaborativas. Nosso trabalho é voltado para aprimorar a experiência dos estudantes e fortalecer o papel de cada profissional da rede no processo de aprendizagem”, enfatiza.


