Como ocorre todos os anos, o distrito de Taquaruçu, a 30 km de Palmas, será a capital do Tocantins por um dia neste sábado, 1º de junho. As estruturas dos poderes Executivo e Legislativo serão transferidos para a localidade onde ocorrerá uma série de atividades, como homenagens, apresentações de documentários e preparativos para o dia Mundial do Meio Ambiente. A transferência anual é uma homenagem ao ex-prefeito Fenelon Barbosa, que em 1989 assinou a Lei Municipal nº 28 extinguindo o município de Taquarussu do Porto e criando o distrito de Taquaruçu, o que permitiu o surgimento de Palmas para se tornar a capital do Tocantins.
A sede temporária da capital tocantinense será na Escola Crispim Pereira Alencar. A programação começa às 8h30 com um momento cívico no qual a Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas se apresenta. Logo em seguida tem início a sessão solene da Câmara de Vereadores, com várias homenagens, para a qual foi convidado o Grupo de Música Brasileira de Taquaruçu. Além de ações e serviços durante todo o dia na escola, no entardecer, a partir das 18 horas, será inaugurada a Feirinha de Taquaruçu, na Praça Maracaípe.
Atividades
Na Escola Crispim Pereira Alencar, órgãos municipais vão atender a população, a exemplo da Fundação de Meio Ambiente (FMA) que irá divulgar seus serviços em trabalho desenvolvido no Viveiro Municipal e do programa Renova Palmas, que fará no local troca de óleo de cozinha por mudas de espécies nativas. No mesmo local a Fundação Cultural de Palmas vai exibir curtas e animações pertencentes à mostra em homenagem aos 30 anos de Palmas.
Durante o evento, a Agência de Turismo de Palmas (Agtur) e o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empresário (Sebrae) divulgarão o Projeto de Reestruturação Turística de Taquaruçu e vão apresentar as ações já desenvolvidas no segmento. Já a Secretaria de Saúde (Semus) oferecerá atendimentos de testes rápidos no Centro de Saúde.