Quinta, 25 de Abril de 2024

NATUREZA

WWF Brasil convida população a participar de campanha que incentiva visitas a unidades de conservação

Evento ocorrerá no dia 21 de julho em todo o Brasil

Manoel Junior/ Governo do Tocantins
post
O estado do Tocantins conta com diversas unidades de conservação como os Parques Estaduais do Jalapão, do Lajeado e do Cantão.

26 junho, 2019 às 12:32

A WWF Brasil, instituição não-governamental voltada para a defesa do meio-ambiente, está participando, junto com outras organizações socioambientais, da segunda edição da campanha “Um Dia no Parque”, que tem o objetivo de estimular a população brasileira a conhecer e valorizar as unidades de conservação nacionais. Neste ano, o dia D da campanha é no dia 21 de julho , quando serão realizadas atividades nas áreas ambientais. 

As unidades de conservação foram criadas por meio da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que as definem como espaços territoriais que apresentam características naturais relevantes e são voltadas para a conservação e proteção. Dentre os vários objetivos das unidades de conservação estão a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos do país, a proteção das espécies ameaçadas de extinção, a preservação e a restauração dos ecossistemas naturais, além do desenvolvimento sustentável com o uso de recursos naturais.   

O estado do Tocantins conta com diversas unidades de conservação como os Parques Estaduais do Jalapão, do Lajeado e do Cantão, podendo ser visitados a qualquer momento. O mês de julho, por ser temporada de ferias, é um período ideal para se aventurar nas belezas naturais das áreas protegidas. 

Pesquisa realizada pela WWF Brasil em 2018, em parceria com o Ibope Inteligência, aponta que o meio ambiente e as riquezas naturais (39%) são a maior razão de orgulho do país, além de revelar que 91% da população brasileira gostaria de ter mais contato com a natureza do que tem hoje em dia e de que 52% costuma realizar atividades junto à natureza. Os números demonstram que essa é uma ótima oportunidade para quem tem pretensões de conhecer mais de perto os vários benefícios que o meio ambiente proporciona ao ser humano. 

No último ano, mais de 12 mil pessoas participaram da campanha, visitando 65 unidades de conservação e publicando diversas fotos com a hashtag #UmdianoParque. (Com informações da WWF Brasil)