Sexta, 29 de Março de 2024

Covid

Em meio a pandemia, Espaço Cultural de Palmas serve como local de imunização

Idosos com mais de 67 anos são prioridade

Foto: MPTO
post


31 março, 2021 às 19:58

Realizada em sistema de drive-thru, a imunização em Palmas teve como uma das locações o Espaço Cultural de Palmas, na última terça-feira, 30.
No local, 22 profissionais estavam atuando no processo de vacinação e na simultânea inclusão dos dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Na região Sul de Palmas, uma estrutura similar foi montada próximo ao Ginásio Ayrton Sena, em Taquaralto. Nesta etapa, estão recebendo o imunizante os idosos com mais de 67 anos.

Pela demanda de idosos e a consequente formação de uma longa fila de veículos, foi necessário estender o horário de vacinação, inicialmente previsto para se encerrar às 17 horas. Uma nova ação de drive thru também foi marcada para quinta-feira, dia 1º, para atender os idosos.

A recomendação da 27ª Promotoria de Justiça da Capital quanto à etapa atual de vacinação foi expedida no último dia 22 e orienta que os idosos continuem sendo convocados em ordem decrescente de idade; que se proceda à vacinação dos cuidadores de idosos, priorizando os que assistem idosos acamados, com limitação grave e com idade mais avançada.

Entre diversas outras medidas, também é recomendado que seja verificada a possibilidade de implementação de sistema de agendamento de local, data e horário para vacinação, bem como que se adotem iniciativas para agilizar o processo, a exemplo da realização de mutirões nos finais de semana, da ampliação dos pontos de vacinação e do funcionamento desse serviço em horário ampliado, além da realização de atividades de vacinação itinerantes e o próprio sistema de “drive-thru”.