Domingo, 28 de Abril de 2024

Governo do Tocantins faz balanço positivo da missão internacional na Costa Rica com troca de experiências inovadoras para ecoturismo

Objetivo da missão foi conhecer as boas práticas de governanças de turismo da Costa Rica

Foto: Divulgação
post
Governo do Tocantins

03 novembro, 2023 às 00:43

Com foco no desenvolvimento da cadeia do turismo do Estado, em especial o ecoturismo, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e Naturatins, integrou missão internacional na Costa Rica.

O objetivo da missão, realizada de 21 a 27 de outubro,foi conhecer as boas práticas de governanças de turismo da Costa Rica, sendo esta uma das principais fontes de receita daquele país, que é considerado um dos melhores cases de sucesso do mundo.

 “A missão foi de grande valia e oportunidade para aprimorar as nossas políticas públicas a fim de fortalecer nosso potencial voltado ao ecoturismo e turismo de base comunitária no Estado”, considerou o secretário do Turismo, Hercy Filho, ressaltando que o foco do governador Wanderlei Barbosa é expandir, com responsabilidade, os potenciais turísticos do Tocantins e para isso investe em missões como essa à Costa Rica.

O secretário também destacou que na pauta da agenda institucional, a qual foi resultado da visita do embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Antonio Lizano Ortiz, ao Governo do Tocantins, a delegação se inteirou sobre atração de investimentos e de turistas, captação de recursos, promoção institucional, turismo de base comunitária, dentre outros aspectos que abrangem os segmentos que envolveram a missão. 

“Outro aspecto a ser destacado no país visitado é a formação dos guias responsáveis pela condução dos turistas, o que demonstra que para o aprimoramento do setor é necessário continuar e ampliar os investimentos que já estão sendo realizados na qualificação das pessoas que atuam no setor aqui no Tocantins”, pontuou o secretário Hercy Filho.

 Na visita técnica, sempre acompanhados pelo consultor e guia credenciado no governo costariquenho, Max Vindas, um dos momentos marcantes para a delegação foi visitar os destinos de turismo de base comunitária, em que desde a produção primária dos alimentos até a confecção final, os pratos ofertados são desenvolvidos pelas famílias.

“Nesses destinos, percebemos que, mais do que belos atrativos o nosso Estado precisa construir roteiros turísticos que emocionem, agregando histórias e sentimentos aos destinos ofertados”, finalizou Hercy Filho, acrescentando que em todos os lugares visitados existiam elementos do artesanato local para comercialização, adicionando ainda mais valor às experiências.

 Embaixadas

 Durante a programação, a delegação do Tocantins esteve na Embaixada do Brasil em San José. Recepcionada pelo ministro-conselheiro, Jose Armando Zema de Resende, a equipe do Governo participou de reunião onde foram discutidas perspectivas de crescimento bilateral na promoção turística do Tocantins, bem como a troca de ideias sobre práticas turísticas e políticas ambientais da Costa Rica.

Secretário Hercy Filho entrega mimos do Tocantins ao embaixador diretor adjunto da Política Exterior, Charles Salvador Hernández

 

Satisfeito com o sucesso da equipe do Tocantins durante a missão, o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Antônio Lizano Ortiz, destacou a importância do Estado vivenciar as experiências locais nas áreas do ecoturismo e desenvolvimento sustentável, considerando que são dois campos onde a Costa Rica tem experiências para compartilhar e também tem uma liderança reconhecida internacionalmente. “Espero que tanto as visitas, como as palestras, tenham sido muito proveitosas e o Ministério de Relações Exteriores está de portas abertas para qualquer outra cooperação ou intercâmbio que o Estado precise”, finalizou.