Segunda, 15 de Julho de 2024

Governo do Tocantins participa de evento internacional de conexão com investidores

Vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, representou o estado em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Fotos: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins
post
Jaciara França/Governo do Tocantins

08 novembro, 2023 às 11:59

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta terça-feira, 7, da abertura da sexta edição do Brazil Investment Forum (BIF), que ocorreu no Palácio do Itamaraty em Brasília. O BIF, maior evento de atração de investimentos estrangeiros da América Latina, é promovido pelo Governo Federal do Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

 

O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do presidente da APEX, Jorge Ney Viana, além de diversos ministros de estado e outras autoridades políticas. 

 

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Humberto Lima, também esteve presente e participou da programação completa, que se estende até quarta-feira, 8. Neste ano, o evento destacará oportunidades de investimentos e o ambiente de negócios brasileiro, bem como as propostas do novo Governo, com foco em sustentabilidade e industrialização, além de temas como tecnologia, inovação e iniciativas de investimentos em participação.

 

Na avaliação do vice-governador Laurez Moreira, o Tocantins está pronto para receber investimentos. "O conteúdo apresentado aqui no evento é muito positivo para o Tocantins, pois percebemos que muitos dos fatores apresentados como favoráveis aos investimentos são características que nosso Estado já possui ou está pronto para desenvolver. O Tocantins é um celeiro de oportunidades e estamos aqui garantindo que nosso Estado esteja inserido nesse contexto de desenvolvimento", afirmou.

 

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Silva, as oportunidades de conexões fortalecem estratégias que o Governo do Tocantins já está trabalhando. "Estamos aqui mostrando as nossas potencialidades para o Brasil e para o mundo, são mais de 40 delegações participando. Um cenário no qual teremos a oportunidade de apresentar o Tocantins a investidores de forma muito personalizada e estabelecer conexões muito importantes para o trabalho estratégico que já vem sendo realizado pelo Estado para promover o desenvolvimento a partir dos investimentos privados", afirmou. 

 

Pics Tocantins 

 

O Tocantins está trabalhando na atração de investimentos, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), uma Política de Estado que nasceu da necessidade de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento socioeconômico sustentável do Tocantins, de forma descentralizada. O Programa é pautado em 8 pilares estruturantes: infraestrutura empresarial e logística; desenvolvimento empresarial e de sistemas produtivos; segurança jurídica e política; inovação e tecnologia; matéria prima; mão de obra qualificada; oferta de crédito, e planejamento estratégico.

 

"O Pics tem transformado a realidade local dos municípios tocantinenses, por meio de uma agenda integrada entre o Estado e o setor produtivo local, criando um ambiente favorável aos negócios, com o objetivo de atrair novas empresas para as diversas regiões, além de capacitar a mão de obra local para que ela possa ser absorvida pelas empresas que estão chegando. A evolução natural deste trabalho é a geração de emprego e renda para o tocantinense, transformando a realidade dessas famílias", finalizou o secretário Carlos Humberto Silva.