Quinta, 25 de Abril de 2024

Natureza

Inscrições do I Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins estão abertas

Podem participar do Seminário acadêmicos, professores ou profissionais que atuam na área

Foto: Reprodução
post


17 agosto, 2021 às 19:22

Estão abertas as inscrições para participar do I Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins, que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro. As inscrições, que darão direito ao certificado, vão até o dia 22 de setembro e poderão ser feitas por aquiPodem participar acadêmicos, professores ou profissionais que atuam na área.

A realização do Seminário é do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (NUJOR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e apoio da empresa Daplan Reflorestamento. O evento será virtual e realizado com transmissão ao vivo pelo canal YouTube do Nujor.

Durante a programação serão apresentados os resumos das pesquisas inscritas e que forem selecionadas. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de agosto. As apresentações serão em salas virtuais, cujos links serão disponibilizados em momento oportuno pelos respectivos coordenadores. Cada expositor terá o tempo máximo de 7 minutos para apresentação.

A bióloga Angélica Beatriz Gonçalves é técnica da Gerência de Pesquisa e Informações da Biodiversidade do Naturatins e para ela o intuito do Seminário é, além de difundir a pesquisa no Tocantins, constituir um futuro banco de dados para subsidiar as ações do Instituto. Segundo a bióloga, “O Seminário vem como uma possibilidade de conseguir mapear e entender onde as pesquisas estão acontecendo no Tocantins, quais grupos de fauna e flora, que tudo isso vai gerar informações e que vão compor um futuro banco de dados que a gente pretende ter na Gerência. Esses dados vão servir para subsidiar as ações do próprio Naturatins, nas Unidades de Conservações ou fora delas nas regiões que exijam uma atuação mais incisiva do estado”.

Confira abaixo a programação completa do I Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins:

23/09

·18h30 - Abertura Cultural

·19h30 - Palestra de abertura – Dra. Mariana Napolitano Ferreira /WWF Brasil/IUCN

·20h30 - Exposição do Museu de Morfologia UFT/CEFAU

24/09

·08h - Mesa 1: Pesquisas em biodiversidade no Tocantins - Palestrantes: Dr. Oscar Vitorino Junior (Naturatins), MSc. Ivan Salzo - Coordenação de Pesquisa e Gestão da Informação da Biodiversidade/ICMBio e Prof. Dr. Ricardo Flores Haidar - (Ruraltins/UFT) - Mediadora: Profa. Dra. Hellen Amaral Figueiredo (UFT) 

·09h30 a 10h30 – Exposição oral dos resumos

·10h30 - Mesa 2: Estudos de Biodiversidade no ambiente acadêmico - Palestrantes: Profa. Dra. Adriana Malvasio (UFT), Prof. Dr. Túlio Dornas (UFT) e Prof. Dr. Fernando Mayer Pelicice (UFT) - Mediadora: Profa. Dra. Elineide Marques (UFT) 

·14h - Mesa 3: A Biodiversidade em pauta: Alternativas à divulgação - Palestrantes: Profa. Dra. Lúcia Helena M. Pereira (UFT), Jornalista Daniele Bragança (Jornal O ECO) e jornalista Jocyelma Santana (BDT/TV Anhanguera)  - Mediadora: Profa. Dra. Marluce Zacariotti (UFT) 

·15h30 a 16h30 - Exposição oral dos resumos

·16h30 - Mesa 4: Perspectivas do fomento à pesquisa em Biodiversidade - Palestrantes: Prof. Dr. Tiago Kütter Krolow (UFT/Porto Nacional); Prof. Dr. Marcio Silveira (Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPT) - Moderadora: Profa. Dra. Etiene Fabbrin (UFT/Porto Nacional)

·17h30 – Leitura da Carta de Palmas e encerramento

 

(Com informações da KIW Assessoria)