Quinta, 25 de Abril de 2024

Palmas

Palmenses conhecem melhor hábitos das capivaras durante ação realizada pela Fundação de Meio Ambiente

Projeto ocorreu na última sexta-feira, 18

Foto: Divulgação
post


21 dezembro, 2020 às 15:10

No último dia 18, os técnicos da Diretoria de Controle Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) executaram a ação Dia ‘D’ - Capivaras, no Parque Cesamar, realizada entre às 6 horas e 8 horas, no período matutino e das 17 horas às 19 horas, no período vespertino.

O Dia ‘D’ – Capivaras fez parte das atividades de manejo desses animais desenvolvidas pela FMA e tem como objetivo alertar a comunidade que frequenta o Parque sobre regras de convivência de forma harmoniosa e segura entre humanos e a espécie. Uma das regras é o respeito ao espaço e as características do animal silvestre. “Não tentar tocar, não chegar muito perto são formas de convívio seguro e pacífico”, observou o diretor de Controle Ambiental José Francisco.
 
Ele lembrou ainda que é proibido alimentar as capivaras, para evitar que elas adoeçam. “Este local que eles habitam já oferece o que elas precisam para se alimentar, que são as gramíneas. Então, embora às vezes a gente fique tentado, o correto é não oferecer comida aos animais”, afirmou.

Como trilheiro e frequentador habitual do Parque Cesamar, Wenes Neto explicou que já toma todos estes cuidados e considerou a ação desenvolvida pela FMA importante para esclarecer sobre o assunto. Ele também aproveitou para ‘conhecer’ melhor o Carrapato Estrela em observação por meio de microscópio disponibilizado pela Fundação de Meio de Ambiente.
 
“É interessante conscientizar a população, principalmente as pessoas que costumam fazer piqueniques, trazendo crianças e animais domésticos, para que eles evitem tocar os animais, chegar muito próximo, para evitar incidentes. A gente precisa lembrar que o animal não tem como se defender, essa responsabilidade é nossa, por isso é tão importante essa conscientização”, avaliou o esportista.
 
Ele conta que pelo menos duas vezes por semana participa de trilhas com seu grupo no Parque e que, com o tempo, observou que os animais dificilmente entram na mata, preferindo ficar nas áreas próximas ao lago. “Assim, é importante evitar também sentar direto na grama, uma vez que as capivaras podem ter algum carrapato hospedeiro, capaz de infectar o ser humano”, destaca.

Dia 'D'

Durante o Dia ‘D’ – Capivaras os frequentadores do Parque Cesamar também receberem cartilha com orientação sobre as capivaras, as quais poderão depois serem trocadas por uma muda de árvore na sede da FMA, localizada no prédio do Instituto Vinte de Maio (IVM), na Arso 41 (403Sul), Avenida LO-09, lote 3 (pista do Antigo Aeroporto).
 
Capivaras

A capivara é uma espécie de mamífero roedor que vive em grupos, normalmente em habitats associados a rios, lagos e pântanos e se alimentam de gramíneas. No entanto, é um animal com grande capacidade de adaptação, podendo viver em ambientes bastante alterados pelo ser humano.

Além do Parque Cesamar, em Palmas, estes animais podem ser vistos às margens de córregos ou fragmentos de áreas de mata ciliar onde há disponibilidade de fonte de alimento e recursos hídricos para que eles possam viver e se reproduzir.