Sexta, 26 de Abril de 2024

Febre Aftosa

Tocantins participará de reunião da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa na Colômbia

Na Colômbia, o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha representará o Tocantins em reunião que discutirá a situação da febre aftosa.

Divulgação
post
O encontro debaterá a situação da doença na América do Sul

29 abril, 2019 às 21:17

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, representará o Tocantins, na 46ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), entre os dias 2 e 3 de maio, em Cartagena, na Colômbia. O encontro debaterá a situação da doença na América do Sul.

A proposta da 46ª reunião do Cosalfa é analisar a situação atual da aftosa na região, à luz do Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), que prevê a tomada de resoluções que deem eficácia à cooperação técnica regional para avançar naqueles territórios não livres da doença, de modo a mitigar os riscos remanescentes de infecção pelo vírus da febre aftosa e assegurar o significativo progresso para a erradicação da doença.

Segundo o presidente da Adapec, Alberto Mendes, um dos pontos a ser defendido na reunião, é o plano estratégico do Brasil de retirada da vacinação contra aftosa que está em andamento, em busca do status de zona livre da aftosa sem vacinação. “Por outro lado, a presença de focos de aftosa na Colômbia requer de todos os países da América do Sul uma atenção sanitária permanente”, ressaltou.    

Entre os temas que serão abordados estão à situação sanitária dos programas nacionais de erradicação da febre aftosa; riscos transfronteiriço do vírus no norte da sub-região Andina; avanços e desafios do programa nacional da febre aftosa na Colômbia, entre outros.

Fonte: Governo do Tocantins