Quarta, 21 de Janeiro de 2026

Governo do Tocantins planeja plano robusto de prevenção e combate aos incêndios florestais para 2026

Governo do Tocantins planeja plano robusto de prevenção e combate aos incêndios florestais para 2026

Jordana Capistrano/Governo do Tocantins.
post
Eunice Fleury/Governo do Tocantins.

21 janeiro, 2026 às 16:20

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do  Tocantins (Naturatins) e Corpo de Bombeiros Militar planejam um plano robusto de prevenção e combate aos incêndios florestais para este ano.

O alinhamento para a execução das ações iniciou na manhã desta terça-feira, 20, em reunião conduzida pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, com a presença do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Coronel Peterson Queiroz de Ornelas e o presidente do Naturatins, Cledson Lima. 

A reunião marca o início de uma série de diálogos estratégicos com os órgãos que atuam diretamente no enfrentamento aos incêndios florestais.O planejamento conjunto é essencial para antecipar ações, integrar informações para que as ações planejadas sejam mais assertivas.

Na ocasião, o secretário Marcello Lelis reforçou a determinação do governador Wanderlei Barbosa de as instituições atuarem de forma planejada e com antecedência para combater às queimadas no Tocantins . “Por determinação do governador Wanderlei Babosa estamos construindo um grande e robusto plano de combate ao fogo para este ano”, enfatizou, o gestor da Semarh.

Marcello Lelis reiterou ainda que os resultados positivos  alcançados em 2025 mostram que o o governo está no caminho certo. “Mas é fundamental manter esse trabalho articulado, com base em dados, tecnologia e participação de todos os parceiros envolvidos”, completou.

Atuação estratégica

Durante o encontro, foram apresentados os números referentes ao combate às queimadas de 2024 gerados pelo Centro de Informações Geográficas em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA), plataforma lançada em  2025 pelo Governo do Tocantins. A ferramenta ampliou o acesso a dados ambientais estratégicos, permitindo o acompanhamento das informações por meio de painéis e mapas interativos, além de subsidiar técnicos e gestores na tomada de decisões mais rápidas e precisas.

Os números demonstram avanços importantes na agenda ambiental do estado. No ano passado, o Estado do Tocantins registrou uma redução de aproximadamente 34% de área queimada em comparação a 2024. Já os focos de queimadas apresentaram queda de 33,1%, com 11.529 registros acumulados entre janeiro e dezembro de 2025, antes os  17.244 focos registrados no mesmo período de 2024.

Contribuiu para este cenário positivo o Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, elaborado de forma conjunta pela Semarh, Naturatins e pelo Corpo de Bombeiros Militar que previu investimentos de R$ 17,1 milhões, estruturados nos eixos de prevenção, monitoramento e combate. 

Além das ações do projeto Foco, desenvolvido em parceria com as instituições que compõem o Comitê do Fogo. O projeto percorreu 60 municípios, realizando cerca de 2,6 mil ações de conscientização ambiental, alcançando aproximadamente 20 mil pessoas distribuídas por  comunidades rurais, propriedades agrícolas, aldeias indígenas e escolas.

As ações foram intensificadas principalmente nos municípios com maior incidência de queimadas ilegais, como Caseara, Angico, Esperantina, Lagoa da Confusão, Araguatins, Maurilândia e Palmeiras do Tocantins.

Participantes

Também participaram da reunião, a Diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta, Letícia Vieira, o Diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Matheus Chagas e integrantes da equipe técnica de ambas as pastas.