Quinta, 29 de Janeiro de 2026

Famtour: Embratur e ACAVe promovem Rota das Emoções para impulsionar nova rota Madri-Fortaleza

Associação espanhola traz operadores do país europeu para consolidar novo voo da Iberia, alavancar vinda de turistas internacionais ao Brasil

Embratur-Sebrae/Divulgação
post
Embratur

29 janeiro, 2026 às 16:39

A Rota das Emoções (CE, MA e PI) foi escolhida pela Associação Corporativa de Agentes de Viagens Especializadas (ACAVe), da Espanha, para receber uma viagem de familiarização (famtour) com operadores de viagem em 2026. A entidade espanhola reúne profissionais do turismo especializados e com considerável poder de influenciar fluxos de visitantes estrangeiros para os destinos brasileiros.

A famtour apresentará o destino Rota das Emoções para o público espanhol como forma de promover o novo voo da Iberia Linhas Aéreas Madri-Fortaleza, rota que trará o grupo de operadores ao Brasil. A viagem acontece de 31 de janeiro a 8 de fevereiro. Atendendo a um pedido da ACAVe, a Embratur apoiou a ação em parceria com a SETUR-CE e o Visite Ceará.

Na visão do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a famtur transforma “conectividade em desenvolvimento”. “O novo voo da Iberia Madri-Fortaleza é uma conquista de conectividade fundamental. A gente precisa garantir que essa rota se consolide e trabalhamos nisso ao trazer os operadores da ACAVe para a Rota das Emoções. Eles conhecerão um produto turístico internacional, diverso e sustentável. E estamos falando de operadores que vendem o destino na ponta, para o turista internacional, transformando a conectividade em desenvolvimento regional, gerando emprego e renda no destino”, disse.

A representante da ACAVe Maria Pla Comellas comentou a expectativa da associação e dos profissionais selecionados com a visita à Rota das Emoções, na Região Nordeste. “Estamos muito entusiasmados com esta nova viagem profissional ao Brasil, um país de uma riqueza natural, cultural e humana extraordinária. Através da Rota das Emoções, exploraremos uma das áreas mais autênticas e vibrantes do Nordeste brasileiro, descobrindo paisagens únicas e o calor do seu povo”, afirmou.

“Nosso objetivo é oferecer aos profissionais do setor de turismo espanhol uma experiência direta e profunda desta região, que lhes permita conhecer seu potencial turístico e transmiti-lo depois aos seus clientes com conhecimento e paixão. Queremos agradecer especialmente o apoio da Embratur, da Iberia, L.A.E., e do nosso parceiro local Terra Brazil Experience, cuja colaboração foi fundamental para tornar possível esta experiência única”, completou Comellas.

“A Rota das Emoções é um produto turístico estratégico para o Ceará e para o Nordeste, porque integra experiências de natureza, cultura e sustentabilidade em um roteiro de padrão internacional. Receber operadores espanhóis em um momento de ampliação da conectividade aérea com a Europa é fundamental para posicionar o Ceará como porta de entrada desses turistas no Brasil. Essa vivência no território fortalece a comercialização do destino no exterior e contribui para gerar fluxo contínuo, qualificado e alinhado ao desenvolvimento regional”, destaca Suemy Vasconcelos, diretora-executiva do Visite Ceará.

Emissor estratégico

As informações do Portal de Dados da Embratur comprovam a importância de investir na atração de turistas espanhóis ao Brasil. O número desses turistas nos destinos nacionais vem crescendo desde o início da atual gestão. Para se ter uma ideia, em 2025 os destinos nacionais receberam 160.484 visitantes do país europeu, 21,13% a mais que nos 12 meses de 2024.

Retomada

A Embratur voltou a fazer parte da ACAVE em julho de 2023. O objetivo foi fortalecer a posição do Brasil no mercado internacional, ampliando a geração de negócios e garantindo acesso a novas oportunidades para promover os destinos nacionais no exterior. Além da associação espanhola, a Agência oficializou, em 2023, o retorno à condição de membro de outras importantes associações internacionais de operadores.

Entre elas está a Associação Latino-Americana de Viagens (LATA). A Embratur também estreou na Associação Canadense de Operadores Turísticos (CATO), na francesa Confederação de Organizadores de Turismo de América Latina (COTAL), na Associação Uruguaia de Agências de Viagens (AUDAVI) e na Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA)