Quinta, 28 de Março de 2024

Serras Gerais

Ação de inventariação turística em Serras Gerais é promovida

Mapeamento de atrativos, atividades e serviços atende cidades da região de Serras Gerais com foco no ordenamento turístico

Foto: Divulgação Adetuc
post


07 junho, 2021 às 20:54

Em parte das ações de ordenamento e implementação das políticas de fortalecimento do turismo em todo o Estado do Tocantins, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) tem dado continuidade ao do processo de construção do Inventário da Oferta Turística, ação que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo com o objetivo de criar um instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística em todas as regiões turísticas tocantinenses. 

Após o mapeamento dos atrativos do município de São Félix do Tocantins, localizado na Região Turística Encantos do Jalapão, os agentes da Adetuc iniciaram o processo de  inventariação da oferta turística com a catalogação dos atrativos dos municípios, Rio da Conceição, Pindorama e Ponte Alta do Tocantins, que compreende as regiões do Jalapão e Serras Gerais. 

O levantamento, que acontece entre os dias três e onze de junho, conta com o apoio das gestões municipais e do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Já as informações coletadas farão parte da Plataforma Integrada do Turismo, ferramenta de planejamento e gestão que permitirá o gerenciamento eletrônico das informações turísticas de todo o Estado, além de uma porta de acesso interativa, aos investidores e turistas, com dados detalhados dos atrativos. 

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, através do trabalho desenvolvido pela equipe de inventariação, já tem identificado pontos a serem incentivados e trabalhados, bem como a necessidade de maior ordenamento de alguns roteiros. “Ja iniciamos a região do Jalapão e estamos, neste momento, mapeando parte de Serras Gerais. Nosso objetivo é fazer com que os impasses identificados com a inventariação sejam sanados com o apoio do Estado e também que os pontos positivos de nossos atrativos sejam ressaltados e possamos atrair mais visitantes”, declara ao dizer que o processo e atualização de dados foi um pedido realizado pelo Governador Mauro Carlesse. 

 

Outras regiões

Executado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Inventário da Oferta Turística será levada aos 49 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins, dentro das sete regiões turísticas, sendo elas, Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras Gerais, Serras e Lago e Vale dos Grandes Rios.

Além do processo de alimentação da Plataforma Integrada do Turismo (PIT), a Adetuc também realiza a orientação e capacitação dos servidores municipais ligados ao Turismo, para que as informações sejam complementadas e atualizadas de forma contínua pelas equipes municipais.