Sexta, 19 de Abril de 2024

Palmas

Conselho de Turismo e instituições reuniram para a construção da versão final do Plano Territorial de Turismo de Palmas

O documento com a versão final será divulgado em uma audiência pública para a população, com a data prevista para o dia 26 de março

Reprodução/G1
post
Parque Cesamar é um dos pontos turísticos da capital

04 fevereiro, 2020 às 10:28

No último dia 30, o Conselho Municipal de Turismo de Palmas (Comtur), promoveu uma reunião para dar continuidade ao Plano Territorial do Turismo da capital, que norteará as ações do setor nos próximos 10 anos, O encontro aconteceu no Centro de Educação Sebrae Tocantins.

Além dos conselheiros e entidades afins ao segmento do turismo da Capital, participaram do encontro, técnicos da Prefeitura de Palmas, Sebrae (TO) e Lumini Soluções em Turismo (consultoria contratada).

Foram apresentados alguns pontos da versão preliminar do Plano Municipal, tais como o cronograma, as contribuições da audiência pública, o diagnóstico e os planos de ações. Para os participantes presentes colocarem suas contribuições para o documento (plano) final.

 Segundo o técnico da Secretaria da Agência Municipal de Turismo (Agtur), James Possap, a reunião teve um avanço significativo, devido as contribuições que os participantes propuseram, que vem sendo acrescentadas desde a audiência pública. Ele ainda ressalta que, o documento com a versão final, será divulgado em uma audiência pública para a população, com a data prevista para o dia 26 de março. 

Para o presidente da Agtur, Eudes Assis, o Plano tem diversos objetivos, um deles é ressaltar os  potencias turísticos da Capital. “Com a contribuição de todos, queremos sair daqui com um plano que possa nos representar, para que Palmas seja referência de turismo no Brasil”, disse o presidente.

Segundo a conselheira Eliane Cristina, a importância do conselho para a construção do Plano, é entende-lo com um documento técnico, que pode direcionar investimos para o desenvolvimento da atividade turística de Palmas.

 “Participar da elaboração do Plano Municipal de Turismo, é sem dúvida um momento ímpar, pois o plano evidência o potencial turístico, além da prospecção em 10 anos desse seguimento. Sendo ainda um marco legal de estudo a qual será base para as políticas públicas, estudantes,” explica.

 

Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo

O Plano é um instrumento de planejamento que tem o objetivo de orientar o crescimento do setor no Município, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. É um documento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a direcionar os investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado. O Plano Municipal de Turismo está entre as ações do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu que faz parte do convênio firmado entre Prefeitura de Palmas através da Agência Municipal de Turismo e o Sebrae (TO).

 

 

*Com informações da Secom/Palmas