Segunda, 15 de Julho de 2024

Dia do Turista: Procon Tocantins dá Dicas para um Turismo Seguro e Consciente

Desconfie de ofertas com preços muito baixos do mercado. Promoções exageradas podem ser sinal de fraude ou golpes.

post
por: Kamilla Nunes/Governo do Tocantins

13 junho, 2024 às 11:26

No Dia do Turista, comemorado em 13 de junho, é uma excelente oportunidade para celebrar as viagens e descobertas de novos lugares. Contudo, é importante que os turistas estejam bem-informados sobre seus direitos, e que adotem práticas que garantam experiências seguras e agradáveis. O Procon Tocantins, comprometido em proteger os consumidores, compartilha algumas dicas valiosas para que você possa aproveitar suas viagens sem preocupações.  

  1. Planeje a viagem com antecedência: Pesquise sobre o local de destino, os meios de transporte, hospedagem e principais atrações. Isso ajuda a evitar transtornos de última hora e a garantir melhor os preços e condições. Sempre pesquise as empresas antes de fechar qualquer contrato. 

  1. Leia os contratos com atenção: Antes de fechar qualquer negócio, leia atentamente o contrato. Fique atento as cláusulas referentes a cancelamentos, reembolsos e possíveis multas. Guarde uma cópia do contrato e dos comprovantes de pagamento. 

  1. Cuidado com ofertas muito atraentes: Desconfie de ofertas com preços muito baixos do mercado. Promoções exageradas podem ser sinal de fraude ou golpes. Sempre verifique a reputação da empresa. 

  1. Verifique a regularidade da agência de viagem: Caso o consumidor opte por utilizar uma agência de viagem, verifique se a empresa está cadastrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo. Isso garante que a agência está legalmente apta para oferecer um serviço para o consumidor. 

 

“Se durante a viagem o consumidor se deparar com práticas abusivas, ou qualquer tipo de irregularidade, não hesite em registrar sua reclamação ao Procon Tocantins. O órgão está disponível para auxiliar e orientar os consumidores”, explica o superintendente do Procon, Rafael Parente. 

Caso haja alguma ocorrência o consumidor pode entrar em contato com o órgão através Disque Procon 151 ou pelo WhatsApp Denúncia (63) 99216-6840