Sábado, 27 de Abril de 2024

Dia Nacional do Turismo Ecológico é celebrado nesta sexta-feira, 1º de março

Parques Estaduais do Jalapão, Cantão e Lajeado, unidades de conservação gerenciadas pelo Naturatins

Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
post
Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

01 março, 2024 às 17:00

Nesta sexta-feira, 1º de março, é celebrado o Dia Nacional do Turismo Ecológico. Com um destino único para os amantes do turismo ecológico, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), busca promover o desenvolvimento sustentável do turismo nos atrativos naturais localizados nas Unidades de Conservação gerenciadas pelo Instituto. 

A preservação ambiental, aliada à promoção do turismo ecológico, contribui não apenas para a conservação da biodiversidade, mas também para a conscientização e educação ambiental dos visitantes. Esforços conjuntos promovidos pelas instituições públicas, empresas e comunidades asseguram que as futuras gerações desfrutem dos paraísos naturais presentes nos destinos tocantinenses, e reforçam o papel do turismo ecológico na preservação do patrimônio natural do Tocantins. 

Dentre os atrativos naturais presentes nas Unidades de Conservação estão: 

Parque Estadual do Jalapão, famoso por suas dunas, cachoeiras e fervedouros rodeados por uma vegetação deslumbrante, é um patrimônio ecológico nacional. O trabalho do órgão ambiental desenvolvido pelas equipes do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA do Jalapão), promove a preservação dessa biodiversidade, e oferece aos visitantes a oportunidade única de vivenciar a singular beleza da região. Além das dunas alaranjadas e uma grande quantidade de cursos d’água, compõem a paisagem de sua vegetação os campos de capim-dourado e buritizais. Outro atrativo turístico da região é a Serra do Espírito Santo. Nos Povoados do Mumbuca, Prata, Boa Esperança e Rio Novo, comunidades remanescentes de quilombos, os ecoturistas podem vivenciar a cultura local. Além de serem recebidos com imensa hospitalidade, a cultura local pode ser observada no artesanato e na gastronomia, e nas manifestações artísticas presentes nas festividades como a Festa da Colheita do capim-dourado, realizada anualmente no mês de setembro. 

Parque Estadual do Cantão, ao Norte da Ilha do Bananal, é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira. Sua riqueza biológica deve-se ao fato de que o Cantão, formado como um delta pelo rio Araguaia, Javaés e Côco, apresenta mais de 800 lagos. O Parque detém grande diversidade e algumas espécies ameaçadas de extinção. Seu estado de preservação garante recurso para a alimentação e berçário para a reprodução de abundantes populações de peixe do médio Araguaia. É um parque de ecótono triplo, abrangendo Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal numa área de mais de 90 mil hectares.

Parque Estadual do Lajeado, localizado a 30km da Capital, é uma unidade de proteção integral com grande potencial turístico com trilhas, passeios, mirantes de observação de aves e mamíferos. Possui características importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental: água em abundância (charcos, lagos, córregos, ribeirões, nascentes, cachoeiras) e heterogeneidade ambiental. O Parque Estadual do Lajeado é um grande atrativo para a região e um grande refúgio de vida silvestre, tendo uma enorme representatividade de preservação próximo a Palmas.