Sexta, 19 de Abril de 2024

JALAPÃO

Dunas do Jalapão passarão a funcionar também pela manhã

Acordo entre governo do Tocantins e município de Mateiros irá garantir ainda a fiscalização dos atrativos turísticos do Jalapão

Divulgação/Governo do Tocantins
post


16 setembro, 2019 às 13:54

Durante a 11ª Festa da Colheita do Capim Dourado no Povoado Mumbuca, neste sábado, 14 de setembro, o o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o município de Mateiros firmaram acordo para garantir a fiscalização dos atrativos turísticos e o acompanhamento do trabalho das agências de turismo e dos visitantes, bem como a ampliação do horário de visitação nas Dunas do Jalapão também pela manhã. 

O acordo estabelece um regime de cooperação mútua com atuação no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e na Área de Proteção Ambiental (APA do Jalapão). De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, a partir da parceria as instalações das Unidades de Conservação serão compartilhadas com os agentes ambientais de Mateiros, permitindo um trabalho em equipe com os guarda-parques no controle do fluxo do turismo nas Dunas do Jalapão. "Desta forma, os agentes ambientais municipais poderão atuar na recepção do Portal de Entrada do atrativo ou na condução dos visitantes e acompanhamento das normas de conduta no trajeto do passeio, na área do Parque, sob a coordenação do Naturatins", pontuou Rodrigues. 

Ainda durante o evento, o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, destacou que as licenças dos atrativos turísticos - que são obrigatórias e já foram tema de reunião por determinação do Ministério Público Federal (MPF) - estão sendo providenciadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo Albuquerque, um Termo para licença, que está em fase final da análise jurídica, vai permitir que o Sebrae trabalhe na consultoria aos proprietários em relação à regularização. 

O presidente do Naturatins também assegurou aos moradores e empreendedores da região que a estrada para o Jalapão é uma das prioridades firmadas pelo governador Mauro Carlesse durante as reuniões do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. 

A Associação dos Artesãos da região recebeu as carteiras de identificação para colheita regularizada do capim dourado e o Naturatins disponibilizou equipes de fiscalização para garantir a colheita legal na região do jalapão, que só é permitida entre os meses de setembro e novembro.