Sábado, 27 de Abril de 2024

Empreendedores das rotas gastronômicas no TO apostam em vendas de pratos típicos no Carnaval

Sebrae lançou em 23 municípios, caminhos culinários que retratam sabores e histórias do Estado

Foto: Divulgação
post


11 fevereiro, 2024 às 16:27

Durante o carnaval, uma das tradições mais deliciosas que se destacam entre os foliões não está apenas nas ruas repletas de cores e música, mas também na culinária, onde sabores e aromas se misturam à alegria da maior festa popular do País. Pensando nessa vertente, empreendedores das rotas gastronômicas do Estado se preparam para receber o público com comidas afetivas que retratam toda a regionalidade e ancestralidade do Tocantins. 

 

E com o propósito de fomentar e promover o turismo gastronômico também em datas estratégicas, o Sebrae lançou em 23 municípios as rotas gastronômicas. A iniciativa, que pretende movimentar esses cinco dias de carnaval, oferece opções com sabores autênticos das regiões, como o tradicional chambari, peixes, amor perfeito, caldos e outros pratos do Estado.

 

Nádia Ruth Costa Cabral, 25 anos, proprietária de um dos estabelecimentos presentes na rota gastronômica no Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins relata que o menu degustação de seu bistrô oferece desde entradas, pratos quentes, drinks e sobremesas. No entanto, segundo ela o carro-chefe do estabelecimento é o chambari assado ao vinho tinto, um preparo de aproximadamente cinco horas ao forno e depois servido com purê de batatas. “Estamos com ótimas expectativas para agradar aos foliões neste carnaval e aumentar o movimento da casa. E esse prato, claro, é uma ótima pedida para os dias de folia, porque o chambari cura qualquer ressaca”, brinca a empreendedora.

 

Também otimista com o período, Vilma Martins Costa, 44 anos, dona de um restaurante em Natividade, sudeste do Estado, explica que seu estabelecimento oferece opções para os turistas que aproveitam o feriado para visitar as Serras Gerais. “Aqui temos drinks, hamburgueres artesanais, pizzas, panelinhas e pratos mais refinados como Angus molho de gorgonzola, que é uma ótima pedida para um jantar depois de um passeio nas cachoeiras”, sugere. 

 

Walbênia Lemos, coordenadora estadual de Turismo e Serviços do Sebrae, comenta que os 257 estabelecimentos que fazem parte do circuito das rotas gastronômicas criam um diferencial competitivo que atraem os foliões e turistas de forma geral, além de incentivá-los a explorar a diversidade cultural e histórica local por meio da gastronomia. “No Carnaval, os empreendedores podem oferecer pacotes combinados, descontos especiais e eventos temáticos à época, agregando valor à experiência do visitante. Esse momento fortalece a comunidade empresarial, atrai os foliões e possibilita o compartilhamento de conhecimento e boas práticas do nosso povo. Além disso, oferecem uma plataforma para os chefs e empreendedores locais destacarem seus talentos e produtos, aumentando sua visibilidade e alcance entre os visitantes do Carnaval”, pontua.

 

O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, destaca que do ponto de vista econômico, as rotas gastronômicas no Carnaval representam uma oportunidade significativa para os negócios locais, desde pequenos restaurantes familiares até vendedores de comida de rua. “A nossa gastronomia torna o Tocantins um lugar peculiar, que além das belezas naturais e diversificadas, também oferece pratos típicos que retratam a diversidade cultural de um povo. Então essa iniciativa durante esses dias de folia emergiu como uma parte vital da celebração, oferecendo uma experiência culinária diversificada que complementa perfeitamente a festividade no Estado”, finaliza.