Quinta, 25 de Abril de 2024

TOCANTINS

Fórum Estadual do Turismo discute etapas de implantação do Observatório do Turismo do Tocantins

Observatório trará um panorama do setor de turismo no Tocantins para população, turistas, investidores e operadoras

Edésio Tolentino
post


22 outubro, 2019 às 16:04

Na 77ª reunião ordinária do Fórum Estadual do Turismo (Foestur), realizada nesta terça-feira, 22 de outubro, na sede da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), foram apresentadas as etapas e metodologias do trabalho de implantação do Observatório do Turismo do Tocantins. 

A apresentação foi realizada por Judith Muntal e Ana Rivas, representantes do consórcio que ganhou a licitação para realizar esse processo. O consórcio é composto por três empresas espanholas (Iber-Geo, Meridiano Zero e MCRIT), que trabalharão em conjunto com equipe local. 

O consórcio será responsável pelo levantamento de estatísticas e criação de plataformas tecnológicas para o monitoramento das atividades turísticas. A equipe técnica será capacitada pela Iber-Geo, empresa líder da consultoria, para o fornecimentos dos dados de todos os segmentos turísticos do estado. Todo o projeto será financiado pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRIS). 

A reunião contou com a participação de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agetur), Associação Brasileira Bacharéis de Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Caixa Econômica, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Adetuc, Serviço Social do Comércio (Sesc), Sebrae, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Fórum Regional das Serras Gerais e do Fórum Regional de Encantos do Jalapão, Serras e Lagos.