Quinta, 09 de Julho de 2020

Região norte

Governo avalia novos roteiros turísticos no norte do Estado e prepara campanha de divulgação da região

Babaçulândia e Wanderlândia estão entre os municípios catalogados

Foto: Emerson Silva
post


24 janeiro, 2020 às 09:22

A região norte do Tocantins, já conhecida por suas praias e pôr do sol com tonalidades amarelas e vermelhas, em breve terá outras belezas naturais reveladas. Cachoeiras, mirantes, trilhas e cavernas de rara beleza e praticamente desconhecidas serão apresentadas ao grande público, tocantinense e nacional, por meio de campanha institucional desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e da Secretaria da Comunicação (Secom).

O projeto está sendo dirigido pela cineasta Eva Pereira, que tem visitado a região em busca de locações. Na última semana, ela conheceu atrativos que ainda não estão abertos à visitação, como a cachoeira Santa Bárbara e o Vão do Zoado, onde há uma grande caverna, em Babaçulândia, além de trilhas e algumas das 48 cachoeiras catalogadas de Wanderlândia.

A cineasta comenta sobre a importância do mapeamento no norte do estado. “Conheci alguns locais que já são frequentados por turistas, outros que ainda estão sendo mapeados e ainda aqueles que estão sendo invadidos de forma desordenada. Mas é importante perceber o interesse do Governo na região, em fazer o mapeamento para implantar uma política de desenvolvimento turístico sustentável o quanto antes”, disse.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, declarou que há entusiasmo no potencial turístico da região. Inclusive, haverá a realização do Workshop de Turismo em Babaçulândia, em abril, numa parceria com a Prefeitura Municipal, Sebrae Tocantins e Consórcio Estreio Energia (Ceste).