Quinta, 28 de Março de 2024

Palmas

Guia turístico tem iniciativa de plantar mudas nativas do Cerrado pela cidade

O guia turístico Mamed Karin planta mudas nativas do Cerrado em espaços público de Palmas

Foto: Reprodução
post


10 fevereiro, 2022 às 20:00

Mamed Karin é guia turístico atuante na região do Jalapão e um amante da natureza. Entusiasta dos trabalhos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Mamed mantém há anos a prática de retirar mudas cultivadas em viveiros e plantar não só em suas propriedades, mas também em espaços públicos de uso coletivo, como praças.

Morador da Quadra 110 sul, em Palmas, Mamed ajudou a revitalizar e replantar mudas de espécies nativas do Cerrado na Praça Uiatan Cavalcante que fica bem em frente a sua casa. “Essa coisa de plantar veio muito da minha infância, eu sempre tive pessoas, como minha mãe, cultivando plantas. E aqui, no Tocantins, por conta da minha profissão, eu passei a ter uma consciência maior sobre o impacto que a gente causa”, conta o guia enquanto mostra suas mudas espalhadas pela praça. 

As mudas plantadas por Mamed na praça fazem parte do programa Restaura-TO do Governo do Tocantins que, através do Naturatins, distribuiu mais de 58 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, cultivadas no viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL) em 2021.  Para Mamed, programas como o Restaura-TO são importantes para a redução dos impactos ambientais. “É uma atitude do Naturatins que basicamente garante o reflorestamento. O plantio de árvores nativas do Cerrado resgata não só a flora, mas a fauna também. Quando você replanta os bichos aparecem, principalmente aqui na cidade, onde os impactos são maiores”, reforçou.

Para Vanessa Braz, gerente de Suporte de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, essas atitudes que partem direto dos cidadãos são muito importantes para garantir o trabalho de resgate do bioma. “Sabemos que o Cerrado é um bioma ameaçado pelo desmatamento. Ao vermos a proatividade de cidadãos em auxiliar esse resgate do nosso bioma, nos alegra e nos incentiva a cada vez mais fomentar ações dentro do nosso órgão ambiental de forma que podemos trabalhar juntos em prol dessa recuperação de habitat e melhoria da qualidade de vida dentro das nossas cidades”, destacou a gerente.

Além do Restaura-TO, que já distribuiu milhares de mudas de espécies nativas do bioma para subsidiar a restauração da vegetação, o Naturatins atua no monitoramento e fiscalização da cobertura vegetal de todo o Estado com o auxílio de aeronaves, drones, satélites e bancos de imagens disponíveis para coibir o desmatamento ilegal.