Sexta, 29 de Março de 2024

Investimento

Iphan inicia restauração na infraestrutura do Sítio Arqueológico do Caititu, em Lajeado

As obras tiveram início na última sexta-feira, 17. O local será restaurado para a realização de atividades culturais, educacionais e turísticas.

Foto: Divulgação
post


20 janeiro, 2020 às 10:51

O Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), anunciou investimentos no Sítio Arqueológico Caitutu em Lajeado, localizado na serra ao lado da cidade. No local, será construída uma passarela e também serão restauradas pinturas rupestres.

O patrimônio arqueológico presente no sítio, que compõe registros rupestres, pinturas e gravuras pode potencializar o turismo na cidade, segundo o prefeito de Lajeado Júnior Bandeira. “As pinturas que fazem parte do patrimônio da união, mas que são colocadas à disposição do turista podem incrementar a atividade econômica e turística do município. Com isso gerar riquezas, oportunidades e empregos. É uma ação que será integrada com processo de educação patrimonial”, enfatiza.

Para o superintendente do Iphan do Tocantins, Marcos Zimmermann, é preciso apoiar o turismo cultural do município, além de ser uma forma de preservar o ambiente. “É importante construir a passarela para direcionar os visitantes, é um investimento que o Iphan está fazendo para apoiar o turismo cultural e local. É uma forma de preservar, para as pessoas entenderam que não devem colocar a mão e se atentarem para placas educativas”, ressalta.

O proprietário das terras onde está localizado o Sítio Arqueológico, Luís de Sousa, reconhece a importância dos investimentos que serão feitos. “Nós descobrimos as pinturas através dos turistas, os visitantes que chegavam e exploravam, nos alertaram sobre a importância das figuras e gravuras. É um benefício para todos”, disse.

O município de Lajeado fica a apenas 68 km de Palmas, capital do estado.

 

*Com informações da Prefeitura de Lajeado