Quinta, 28 de Março de 2024

Jalapão é um dos destinos turísticos mais visitados do Tocantins

Área preservada é o "berço" de plantas ameaçadas de extinção e casa para espécies do Cerrado.

Reprodução/Carlos Alberto Coutinho
post
Um paraíso chamado Jalapão

23 março, 2019 às 13:34

Com 1,5 mil quilômetros quadrados de área, o Parque Estadual do Jalapão (TO) é um pedaço do paraíso. Do solo pobre e arenoso brotam as cores mais vivas e as formas mais encantadoras. Santuário de várias espécies encontradas no Cerrado, o bioma abriga 1/3 das plantas brasileiras ameaçadas de extinção.

Das gigantes dunas que o vento cria até os 120 “fervedouros” de nascentes que se espalham pelo local, o Jalapão é um universo a ser explorado por visitantes do mundo todo. Um lugar que muda sua paisagem constantemente. A equipe do Terra da Gente foi conferir esse ponto que está em constante transformação e que impressiona em todos os seus ângulos.

Num dos pontos mais selvagens do Brasil – localizado a 300 quilômetros da capital, Palmas, com a metade do caminho tomado por muitos buracos e terra – o visual vale cada palmo percorrido. Tanto é que virou até cenário de novela. Chegar ali é ter contato com a natureza praticamente intocada. A densidade populacional comprova isso: menos de um habitante por km/².

Conhecida como "pedaço do paraíso", a região abriga espécies do Cerrado — Foto: Carlos Alberto Coutinho/Terra da Gente

As nascentes chamadas de fervedouros são um espetáculo à parte. A pressão de rios subterrâneos impede que se afunde ali. A água que vem para a superfície com muita pressão dá a ideia de que estamos diante de uma região vulcânica. Rússia, Itália, Venezuela, Brasil. De onde quer que tenham vindo, os visitantes são surpreendidos com o fenômeno e ganham uma lembrança para a vida toda.

A preservação também permite a sobrevivência de várias espécies que necessitam de um sistema totalmente equilibrado para ficar, como o pato mergulhão, por exemplo. As águas intocadas, em verdadeiros oásis em meio ao Cerrado, transformam o Jalapão em um destino obrigatório para quem ama a natureza. (G1 Tocantins)